Especialidades > Saúde

Bulimia e anorexia: saiba quais são os sintomas iniciais

Por Redação Fortíssima 10/04/2016

De forma silenciosa, distúrbios alimentares como bulimia e anorexia dominam a vida de adolescentes e mulheres, com consequências que podem ser fatais. Estimativas do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos apontam que 70 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum tipo de transtorno alimentar.

Os pais devem ficar especialmente atentos, já que esses distúrbios são mais comuns em jovens dos 15 aos 24 anos. Segundo o Centro Nacional de Informações sobre Transtornos Alimentares do Canadá, a incidência de mortes por anorexia em todo o globo é 12 vezes maior do que por qualquer outra causa nessa faixa etária.

Bulimia e anorexia: sintomas iniciais dos distúrbios

Diante de números tão alarmantes, é importante ficar atento aos sintomas iniciais de transtornos como bulimia e anorexia. Reconhecer a doença é o primeiro passo para a recuperação – mas essa também pode ser a etapa mais difícil.

Ainda assim, quanto antes detectada, menores são as chances de complicações sérias. Inicialmente, é necessário ressaltar que anorexia e bulimia são dois transtornos diferentes, com algumas variações nos sintomas.

Em comum, ambas as doenças têm como principal manifestação o medo excessivo do paciente em ganhar peso, além de uma preocupação extrema com a aparência. No caso da anorexia, porém, a pessoa come muito pouco – ou deixa de comer – e tende a emagrecer muito rápido, mas permanece com a autoimagem distorcida.

Por isso, mesmo que esteja abaixo do peso ideal, ainda sente medo de engordar ou estar acima do peso.  Além de ingerir poucas calorias, se exercita muito, até a exaustão. Há ainda outros sintomas comportamentais que podem indicar o distúrbio.

bulimia e anorexia

Medo excessivo de engordar é característico da anorexia e da bulimia. Foto: iStock, Getty Images

Geralmente, a pessoa evita comer na frente das outras e tem a mania de cortar a comida em pequenos pedaços e modificá-los no prato, sem efetivamente comer. Entre as manifestações físicas da doença, é possível citar pele e boca secas, extrema sensibilidade ao frio e cansaço constante.

A bulimia, por sua vez, é uma doença na qual a pessoa oscila entre o jejum e a ingestão exagerada de alimentos. Diante da sensação da perda de controle, se sente culpada e provoca vômitos, para tentar se livrar das calorias ingeridas.

Por isso, um dos principais sintomas inicias da doença é este: a pessoa sempre vai ao banheiro após as refeições. Também é comum o uso de diuréticos e laxantes após as refeições. Os sintomas físicos têm relação com os vômitos: inflamações na garganta, calosidade no dorso da mão e dores abdominais.

Como buscar ajuda

Não existe uma única causa para transtornos como bulimia e anorexia. Fatores biológicos, psicológicos e ambientais podem estar relacionados a esses quadros. Mas independente disso, diante dos sintomas mencionados, é importante buscar auxílio médico para um diagnóstico preciso.

O tratamento de transtornos alimentares não é simples. Geralmente, ele envolve uma equipe multidisciplinar, para tratar dos sintomas físicos de desnutrição, estimulando o ganho de peso, e do aspecto emocional, investigando as causas do problema de autoimagem. Com determinação e apoio, a cura é possível.

E aí, os sintomas parecem familiares? Bulimia e anorexia são distúrbios alimentares sérios, vale buscar ajuda. Ainda com dúvidas? Aproveite e acesse o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!