Bem-Estar > Motivação

Conheça os benefícios do coaching e transforme a sua vida

Por Flora Victoria 11/04/2016

Quais são os grandes desafios da sua vida hoje? Sua lista pode ser extensa ou mínima, mas o fato é que todos nós enfrentamos situações que – se não superadas – podem limitar ou atrasar o nosso sucesso. A boa notícia é que existem diversas maneiras de lidar com esses desafios, e uma das formas mais eficazes que conheço para se atingir objetivos é por meio do coaching.

Os benefícios do coaching são inúmeros para a vida pessoal e profissional.  Certamente você já ouviu essa palavra várias vezes. Ela é um dos termos da atualidade quando se fala de psicologia e vida profissional. Também é bastante comum no meio esportivo, junto aos artistas, celebridades, empresários, altos executivos, formadores de opinião, entre outros. E sabe por que todos estão falando sobre esse assunto? Porque é um processo que promove transformações extraordinárias na vida das pessoas.

Two corporate business colleagues working together in office

Benefícios do coaching são inúmeros e podem ajudar a atingir objetivos. Foto: iStock/GettyImages

Parceria de resultados 

Por meio de uma metodologia cientificamente comprovada, o coaching desenvolve o potencial humano para atingir resultados incríveis de forma rápida, focada e contínua. É um processo fundamentado por inúmeras áreas do conhecimento humano que atua diretamente no aumento de performance de pessoas, líderes, times e empresas.

O propósito é deixar as pessoas mais preparadas para superar seus desafios, assumir o controle de suas vidas e elevar os seus resultados na vida pessoal e profissional.

O coaching é um processo no qual o coach (profissional habilitado) forma uma parceria de resultados com o coachee (pessoa que vai passar pelo processo), contribuindo para que ele atinja seus objetivos e promova melhorias em sua vida. Esses objetivos podem se referir a diferentes aspectos da vida do coachee, como:

• Mudanças comportamentais

• Relacionamentos

• Desenvolvimento de competências

• Evolução profissional

• Aumento de performance

• Bem-estar e qualidade de vida

• Prosperidade

• Liderança

Os benefícios do coaching

Para ficar mais claro, cito algumas das situações pelas quais as pessoas acabam procurando e se beneficiando desse maravilhoso processo.

  • Pessoas que buscam uma nova, fascinante e próspera carreira para atuar
  • Líderes ou executivos que precisam potencializar suas competências para extrair o melhor do seu time
  • Pessoas que desejam revolucionar a vida pessoal, incluindo os relacionamentos afetivos e familiares
  • Profissionais que querem desenvolver alta performance e mais resultados na carreira
  • Empreendedores que querem abrir e/ou aumentar seus resultados no negócio
  • Todos aqueles que buscam o equilíbrio pleno entre a vida pessoal e profissional.

Como obter resultados rápidos? 

Você pode estar se perguntando: como o coaching pode funcionar para um leque tão amplo de abordagens?

Bom, esse é o grande segredo por trás desse poderoso processo: a base do coaching é uma metodologia que sistematiza e ordena a aplicação de técnicas, ferramentas e procedimentos, de modo a garantir a replicação de resultados. Mas isso só é válido quando realmente dispomos de uma metodologia confiável para assegurar que os resultados do coaching sejam consistentes e possam ser replicados com diferentes pessoas e em circunstâncias diversas.

Agora vou te propor um exercício simples: mentalize todos os seus sonhos e objetivos e reflita por um instante: se descobrisse um processo extremamente eficiente que elevasse o seu desempenho, aumentasse a sua autoconsciência, que tivesse foco em resultados e proporcionasse a otimização das suas estratégias de pensamento, sentimento e decisão, você optaria por conhecê-lo melhor?

E se, além disso, esse processo focasse fortemente em ação e aprendizado, com melhoria contínua e consequente aumento de conquistas e resultados para a sua vida, você se permitiria ingressar em uma nova jornada e revolucionar sua vida?

Deixo agora um convite a você: se quiser se aprofundar cada vez mais sobre os benefícios do coaching, acompanhe mensalmente os meus artigos aqui no site e faça parte desse universo que se firma como um grande aliado das pessoas plenamente realizadas e bem-sucedidas.

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCoaching Training. Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania e master coach muito experiente, é especialista em Governança Corporativa, Gestão Empresarial e Comunicação e Marketing. Fundou também o Institute of Positive Coaching Research (IPCR). Atua como diretora educacional no grupo SBCoaching e é editora-chefe da Revista Científica Brasileira de Coaching.

Gostou da matéria? Não esqueça de compartilhar suas opiniões e experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!