Dieta

Conheça as melhores sopas para emagrecer

Por Redação Fortíssima 12/04/2016

Não existe uma fórmula mágica para perder peso. Embora existam vários alimentos considerados aliados na dieta, nenhum deles faz milagre. É o caso das receitas de sopas para emagrecer: elas não atuam sozinhas e precisam ser combinadas com hábitos saudáveis. 

Sopas podem ajudar a perder peso

Perder peso pode ser um desafio, especialmente pela falta de alimentos que eram parte da rotina – e em grandes quantidades. Para quem quer apostar nas sopas para emagrecer, a principal vantagem é a saciedade oferecida. Em poucas calorias e de forma prática,  elas se transformam em opção para o jantar ou entrada do almoço.

Um estudo publicado na Obesity Research relata que os participantes que comeram duas porções de sopas de baixa densidade energética por dia experimentaram uma perda de peso 50% maior que aqueles que ingeriram a mesma quantidade de calorias em um lanche.

É que alimentos aquosos como sopas ajudam a eliminar peso por causa de seu baixo número de calorias, se analisado o tamanho da porção. Fibras e proteínas são cheias de nutrientes, por isso escolha uma versão com ingredientes que incluam legumes, feijões e proteínas magras.

Vale saber que por si só elas não fazem milagres – e nada ajudarão se forem ricas em calorias. Por isso, evite sopas com queijo, por exemplo. Fique longe ainda de tomá-las com croutons, macarrão ou outros ingredientes de alto teor calórico.

sopas para emagrecer

O ideal é usar ingredientes naturais e pouco calóricos. Foto: iStock, Getty Images

Melhores receitas de sopas para emagrecer

Algumas receitas são perfeitas para quem quer emagrecer ou ter uma refeição saudável. Anote algumas delas e inclua na sua dieta:

Sopa de repolho picante

Ingredientes

2 colheres de sopa de cebola cortada

1 cenoura descascada e picada

½ cabeça média de repolho picado

2 pimentas jalapeño, sem sementes e picadas

1 tomate picado

½ colher de chá de sal

¼ pimenta preta colher de chá

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

3 colheres de sopa de vinagre de maçã

4 caldos de legumes baixo teor de sódio

2 peitos de peito de frango cozidos e desfiados

Modo de preparo

Refogue cebola, cenoura, repolho e pimenta no azeite em uma panela grande até começarem a amolecer.  Adicione tomates, sal, pimenta, açúcar mascavo, vinagre de maçã e peito de frango. Misture bem. Deixe a sopa em fogo médio, mexendo ocasionalmente, por 20 minutos. Sirva quente.

Caldo cremoso de brócolis e castanha de caju

Ingredientes

100 gramas de castanha de caju

5 tabletes de caldo de legumes com baixo teor de sódio

1 colher de sopa de óleo de canola

1 cebola cortada em cubos

2 dentes de alho picados

6 flores de brócolis

2 colheres de sopa de molho de soja de baixo teor de sódio

1 colher de sopa de vinagre de maçã

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Mergulhe a castanha de caju em água quente por 1 hora. Refogue cebola, alho e brócolis no óleo de canola, em uma panela grande, até a cebola começar a amolecer e o brócolis ficar em cor verde brilhante. Adicione castanha de caju, caldo de legumes e molho de soja.

Leve a mistura para ferver por dez a 12 minutos, até que o brócolis esteja completamente macio. Coloque a mistura no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Volte a sopa para panela e adicione vinagre de maçã, sal e pimenta a gosto. Cozinhe por cinco minutos, ou até ficar bem quente.

Gostou das receitas de sopas para emagrecer? Deixe um comentário! Também aproveite o o Fórum de Discussão Doutíssima para compartilhar outras opções! Clique aqui para se cadastrar!