Bem-Estar > Dia a Dia

Curso de etiqueta: veja como se comportar à mesa com elegância

Por Redação Fortíssima 12/04/2016

As refeições são sempre momentos especiais, principalmente os jantares e almoços na presença da família ou dos amigos. Para que a ocasião seja verdadeiramente agradável, porém, é importante ficar atento a algumas regrinhas na mesa. Não é necessário fazer um curso de etiqueta, mas é válido saber como manter elegância.

Autora do livro de Etiqueta Sem Frescura, a jornalista Claudia Matarazzo lembra que essas regras estão aí para facilitar e não complicar a vida das pessoas. Na obra, ela reforça que num país jovem e sem tradições milenares, como é o caso do Brasil, não se pode esperar rigor britânico em relação ao comportamento. Mas ter algumas referências é necessário.

curso de etiqueta

Discrição e elegância são fundamentais nas regras de etiqueta à mesa. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de etiqueta à mesa

O maior pecado cometido atualmente na mesa é a pressa. Com a correria da rotina, a maioria das refeições é feita de maneira rápida e informal, de modo que a etiqueta é deixada de lado. Assim, as regrinhas de elegância à mesa acabam reservadas apenas para datas muito especiais e, naturalmente, você não está acostumada com elas.

Por isso, a sugestão é implementar os cuidados com a etiqueta nas refeições diárias, de modo que, com a prática e o treino, eles se tornem atos naturais. Assim, você não precisa se preocupar com formalidades, pois os modos já vão fazer parte do seu comportamento.

Mas quais são, afinal, as regrinhas que não podem faltar em um curso de etiqueta? Confira as principais:

  • Uma regra de etiqueta universal se refere aos talheres: quando houver vários dispostos na mesa, sempre comece utilizando de fora para dentro
  • No Brasil, assim como em países europeus e americanos, uma vez que você começa a utilizar os talheres, eles não devem mais ser encostados na mesa. Ao largá-los, apoie no prato
  • Nunca gesticule com os talheres em mãos. Sempre que for falar, coloque-os apoiados no prato
  • Evite levar o corpo para frente de encontro ao prato. É o garfo que deve vir até a boca
  • Massas como espaguetes e talharins não devem ser cortadas. O ideal é enrolar alguns poucos fios no garfo e levar à boca
  • Ao tomar sopa, leve a colher à boca pela lateral. Incline-se levemente para a frente, com o objetivo de evitar que gotas caiam sobre a roupa
  • Carnes vermelhas, aves e peixes devem ser cortadas com facas específicas. Já omeletes e legumes devem ser cortados com o garfo.

Curso de etiqueta: cuidado com o celular

Com a ascensão dos tablets e smartphones, algumas novas regras foram incorporadas ao curso de etiqueta. A jornalista Claudia Matarazzo dá algumas dicas para evitar que a tecnologia tenha impacto negativo sobre a qualidade dos relacionamentos, inclusive à mesa.

“Não coloque o celular sobre a mesa de refeições. Desligue para não tocar. Levantar-se para atender nesse momento é tão inconveniente quanto inadequado”, orienta ela. A autora também lembra que, se você sente vergonha quando o celular toca em determinada ocasião, é justamente porque deixá-lo ligado foi uma escolha equívoca.

Gostou das dicas? E você, segue regras de etiqueta à mesa? Deixe um comentário! Ainda com dúvidas? Aproveite e acesse o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!