Bem-Estar > Motivação

Fique de olho em como escrever uma carta de amor

Por Redação Fortíssima 13/04/2016

Às vezes o amor acontece à primeira vista, em outras surge com o tempo. Não é raro que amigos se apaixonem depois de muito tempo de convivência. Parece familiar? Então talvez seja hora de se declarar. Nem precisa ser ao vivo, basta usar truques como escrever uma carta de amor

Carta de amor é uma ótima forma de se declarar

Se a ideia de expressar seus sentimentos pode fazer você sentir um nervosismo intenso, escrever uma carta de amor às vezes é a solução. Ela permite que fazer tudo ao seu tempo, com o uso das palavras certas para mostrar o que sente.

Pode parecer antiquado, mas elas ainda funcionam – acredite. As letras escritas em papel têm propriedades especiais que nenhuma forma moderna de comunicação atinge. Cartas escritas à mão são tangíveis – você toca e segura – e preservadas como mensagens de texto ou e-mail jamais serão.

Psicólogos da Universidade de Yale, dos Estados Unidos, indicam que a carta de amor ideal deve incluir conteúdo relevante, com três componentes básicos: intimidade, paixão e compromisso. A intimidade é o conteúdo emocional, a experiência de conexão e ligação. A paixão é o componente motivacional – como a atração física.

Já o compromisso é sua esperança que pode funcionar. Nele entram palavras como lealdade, responsabilidade, fidelidade e devoção. Em teoria, a carta de amor perfeita seria aquela que conseguisse conjugar esses três elementos.

como escrever uma carta de amor

A carta de amor serve para colocar no papel tudo aquilo que você sente. Foto: iStock, Getty Images

Como escrever uma carta de amor especial

Confira dicas para se declarar a uma pessoa especial:

  1. Indique a finalidade da sua carta

Você quer que a pessoa saiba de imediato que se trata de uma carta de amor e não um recado para uma reunião de amigos no final de semana.  Abra o jogo logo nas primeiras linhas.

2. Memória romântica

O que é especial que vocês dois compartilharam? Uma das melhores maneiras de começar uma carta de amor é se referir a uma memória compartilhada, já que isso evoca sentimentos e lembra o leitor de como vocês são ligados um ao outro.

3. O que você ama nele

Faça uma transição para aquilo que você ama nele. Relate os motivos pelos quais seus sentimentos mudaram, quando isso aconteceu e como você se sente.

4. Declare seu amor e compromisso

Você deve falar do real motivo dessa carta, incluindo, se for o caso, o seu desejo de ficar com ele ou de saber se o seu amor é correspondido. Procure ser bem clara nesses aspectos.

5. Escreva uma linha que resume seu amor

A regra mais importante é ser autêntica e verdadeira. Escreva somente aquilo que você realmente sente e mostre a importância desse amor na sua vida

E aí, aprendeu como escrever uma carta de amor? Deixe o seu comentário! Aproveite e acesse o Fórum de Discussão Doutíssima, lá você encontra debates sobre os mais variados temas. Clique aqui para se cadastrar!