Especialidades > Saúde

Tratamento da neuralgia do trigêmeo com radiofrequência

Por André Marques Mansano 13/04/2016

A neuralgia do trigêmeo é uma das causas mais comuns de dor facial e pode ser tratada com radiofrequência. Saiba mais sobre as funções desse nervo e como funciona o tratamento contra as dores nesse caso.

O que é o nervo trigêmeo?

O trigêmeo é o nervo responsável pela sensibilidade da face. Recebe esse nome pois possui 3 ramos. O primeiro, chamado oftálmico, inerva a parte superior da face. O segundo, chamado maxilar, é responsável pela região intermediária e o terceiro, chamado mandibular, pela parte inferior da face (confira a figura abaixo):

nevralgia

A nevralgia pode ocorrer em todo o rosto. Imagem: Dr. Mansano

O que é a neuralgia do trigêmeo?

A neuralgia do trigêmeo é uma das causas mais comuns de dor facial sendo caracterizada por episódios recorrentes de dores na face, do tipo choque, desencadeada por estímulos táteis ou até mesmo ocorrendo espontaneamente.

As dores usualmente ocorrem em crises que duram de alguns segundos a alguns minutos. É conhecida, nos Estados Unidos, como a doença do suicídio, tamanho é o número de pacientes que tiram a própria vida decorrente do sofrimento causado pelas dores intensas.

Quais são os pacientes mais afetados?

Sabemos que os pacientes idosos são os mais afetados pelo problema. Há uma maior ocorrência entre as mulheres, mas alguns médicos afirmam que isso ocorre porque a expectativa de vida feminina é maior do que a masculina.

Como a população brasileira tende a envelhecer progressivamente, é esperado que vejamos cada vez mais pacientes com a neuralgia do trigêmeo.

Como é feito o diagnóstico da neuralgia do trigêmeo?

O diagnóstico da neuralgia do trigêmeo é realizado de acordo com a história clínica e o exame físico. Exames complementares como a ressonância nuclear magnética são importantes para excluir outras causas de dor.

Inicialmente, o tratamento é realizado com alguns medicamentos específicos, em especial anticonvulsivantes. Em 50 a 70% dos casos, os medicamentos são suficientes para o controle das dores do paciente.

Quando o tratamento medicamentoso não é suficiente, podemos utilizar os tratamentos minimamente invasivos sendo o mais utilizado a radiofrequência do trigêmeo.

Em que consiste a radiofrequência do trigêmeo?

A radiofrequência do nervo trigêmeo consiste na aplicação de uma corrente elétrica no nervo trigêmeo, inativando-o. Uma agulha é colocada ao lado do nervo afetado, por dentro dessa agulha é colocado um eletrodo que, por sua vez, é ligado a um gerador de radiofrequência.

É esse gerador que emitirá as ondas de radiofrequência responsáveis pela inativação do nervo. O tratamento é feito sob sedação, sem cortes e o paciente tem alta no mesmo dia.

A radiofrequência do trigêmeo é um procedimento doloroso?
Não, a sedação a qual o paciente é submetido (ex. como uma endoscopia), garante o conforto do procedimento.

A radiofrequência do nervo trigêmeo é um procedimento eficaz?

Esse estudo publicado na revista médica “Neurosurgery” avaliou a eficácia do tratamento com a radiofrequência em pacientes com neuralgia do trigêmeo. O estudo avaliou 1600 pacientes com neuralgia do trigêmeo que não melhoravam com uso de medicamentos.

Todos os pacientes foram submetidos ao procedimento de radiofrequência. Os resultados do estudo foram impressionantes e os autores concluíram que o procedimento é altamente eficaz, resultando em melhora das dores em 95% dos pacientes.

Dr. André Marques Mansano é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina. Recebeu do Instituto Mundial de Dor o título de “Fellow of Interventional Pain Practice”, em Budapeste. Médico Intervencionista da Dor na SINGULAR e no Hospital Israelita Albert Einstein (SP).  Membro da Associação Médica Brasileira (AMB),  Membro do Comitê de Educação do “World Institute of Pain” e da Sociedade Brasileira dos Médicos Intervencionistas em Dor.

Site web: http://www.drandremansano.com.br/

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!