Nutrição > Receitas

Receitas com bacalhau são fáceis e fazem bem à sua saúde

Por Redação Fortíssima 14/04/2016

Você sempre busca algo saboroso ao receber amigos ou preparar uma refeição especial para a família, não é mesmo?  As receitas com bacalhau são ótimas opções. Esse peixe é bastante fácil de manusear e o preparo é muito simples. Além disso, ele é cheio de nutrientes que fazem bem à saúde.

Receitas com bacalhau são opções saudáveis

Há inúmeras razões pelas quais o bacalhau se tornou um peixe tão popular na cozinha. Ele tem um sabor suave, de forma que quase todo mundo vai gostar. Também é fácil de cozinhar e está disponível durante todo o ano.

Para aqueles que procuram uma alternativa à carne de gado, o bacalhau é um ótimo substituto de proteína saudável. Ele contém uma grande variedade de vitaminas e minerais que são essenciais para a manutenção de um estilo de vida saudável.

Em alguns casos, estas vitaminas e minerais são capazes de ajudar a prevenir ou mesmo tratar certas doenças. Comer uma porção semanal de peixe reduz o risco de acidente vascular cerebral isquêmico.

Desfrutar de um peixe rico em ômega 3 como o bacalhau também proporciona uma redução significativamente maior do risco de doença cardíaca coronária. É o que indica um estudo publicado na revista Circulation, da American Heart Association.

receitas com bacalhau

O bacalhau pode ser preparado de diferentes formas. Foto: iStock, Getty Images

Melhores receitas usando bacalhau desfiado

Usar esse peixe desfiado é uma ótima opção para preparar deliciosas refeições. Confira abaixo algumas receitas fáceis para preparar em casa e fazer a alegria de toda a família.

Arroz com bacalhau

Ingredientes

250g de bacalhau desfiado e dessalgado

300g de arroz pré-cozido

150 ml de pasta cremosa de tomates secos

50g de tomates secos

50ml de vinho branco seco

50ml de azeite

1 cebola média

3 dentes de alho

50g de azeitonas pretas picadas

Modo de preparo  

Refogue o bacalhau no azeite, na cebola e no alho. Quando dourar, junte a pasta de tomates secos, deixando cozinhar por um minuto em fogo brando. Acrescente o vinho branco. Deixe reduzir por aproximadamente dois minutos e logo após misture o arroz. Acrescente as azeitonas pretas. Decore o prato com tomates secos.

Bolinho de bacalhau

1,5 kg de bacalhau desfiado

1 kg de batatas

1 ramo de salsa

Pimenta-do-reino

2 claras

Azeite de oliva

Óleo de soja para fritura

Modo de preparo

Cozinhe as batatas, amasse-as e misture-as ao bacalhau, de preferência com as mãos. Acrescente a salsa picada, a pimenta, as claras batidas em neve e misture. Unte as mãos com azeite e enrole os bolinhos. Frite em óleo abundante e bem quente.

Bacalhau à Gomes de Sá

Ingredientes

200 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado

150 gramas de batata

100 gramas de azeitonas pretas

1 cebola média

100 ml de azeite

1 ovos

Sal e temperos a gosto

Modo de preparo

Descasque e cozinhe as batatas. Reserve. Pique bem a cebola. Quando estiverem frias, corte as batatas e coloque no fundo de uma travessa. Em uma panela, doure a cebola no azeite, adicione o bacalhau e refogue por três minutos. Agora é só colocar o bacalhau sobre as batatas e decorar com o ovo cozido picado, azeitonas e salsa picada.

E aí, gostou das receitas com bacalhau? Deixe o seu comentário! Também aproveite para conhecer o Fórum de Discussão Doutíssima e debater sobre os mais variados assuntos! Clique aqui para se cadastrar!