Bem-Estar > Psicologia

Vida adulta: como cortar o cordão umbilical familiar

Por Redação Fortíssima 14/04/2016

Desde os primeiros momento da vida, é na família que encontramos um espaço seguro e o apoio necessário para seguir em frente. Não é à toa que mais tarde, na vida adulta, pode ser difícil cortar o cordão umbilical e começar a traçar nossos próprios caminhos. Mas mesmo que difícil, essa é uma etapa fundamental.

Dependência x autonomia

A simbiose inicial entre mãe e filho é transformada por diversas etapas de separação. O desmame, dormir em sua própria cama, a primeira manhã sozinho na escola são alguns exemplos desse processo de desprendimento.

O corte do cordão umbilical físico é livre de dor para mãe e filho e leva apenas um minuto. O simbólico, no entanto, nem sempre é cortado de maneira tão simples e indolor. Em realidade, ele é doloroso na maioria das vezes – e pode levar vários anos. Há quem pareça incapaz de lidar com isso.

Dados da agência da UE Eurofound revelam que quase metade dos jovens adultos da Europa ainda vivem com seus pais. A pesquisa online, realizada pela ForbesWoman, demonstra ainda que 59% dos pais fornecem apoio financeiro aos seus filhos adultos que não estão mais na escola. Mas esse vínculo não é só econômico.

Um estudo recente descobriu que os estudantes universitários da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, estavam em contato com seus pais 13 vezes por semana, em média. Pesquisadores da Universidade de Yale, que conduziram a pesquisa, chamam esse fenômeno de Adulto Dependência Intitulada.

Trata-se de uma ocorrência em que os adultos permanecem dependentes de seus pais de formas exageradas, impedindo seu desenvolvimento e funcionamento normais. O maior problema é a insegurança constante e o desejo de agradar sempre.

cortar o cordão umbilical

Sair de casa e cortar o cordão umbilical pode ser difícil, mas é necessário. Foto: iStock, Getty Images

Como cortar o cordão umbilical familiar

Se você se sente preso a um laço excessivo com sua família e quer começar a tomar o rumo da sua vida e cuidar de si mesmo, confira algumas dicas que podem ajudar:

  • Saiba quem você é e o que quer ser

Muitos pais têm uma visão já definida do que eles querem que os filhos sejam. Com o passar dos anos, os filhos acabam tentando se basear naquilo que os pais esperam. Procure quebrar essa visão e buscar o que realmente faz você feliz.

  • Procure sua independência financeira

Você trabalha, mora sozinho, mas ainda não consegue pagar tudo no final do mês sem a ajuda dos seus pais? Procure rever os seus gastos, de modo que essa ajuda não seja mais necessária. Talvez seja a hora de abrir mão de alguns confortos.

  • Tenha a sua própria opinião

Saber definir uma posição sobre assuntos relacionados a você é uma parte importante na hora de cortar o cordão familiar. Pode escutar conselhos de seus pais ou parentes, mas a decisão sempre deve ser sua.

E aí, pronto para cortar o cordão umbilical? Se ainda ficou com dúvidas sobre o assunto, acesse o Fórum de Discussão Doutíssima e crie um tópico para debater! Clique aqui para se cadastrar!