Bem-Estar > Dia a Dia

Para não pagar mico: como se comportar nas praias de nudismo

Por Redação Fortíssima 15/04/2016

Você certamente já ouviu falar de naturismo, mas realmente sabe como funciona o movimento? Diferente do que é comum imaginar, ele envolve uma série de regras para seus adeptos e espaços de convivência. Se você quer conhecer algumas praias de nudismo espalhadas pelo Brasil, antes vai querer saber o que é permitido ou não nesses ambientes.

praias de nudismo

A Praia da Tambaba, na Paraíba, está entre as principais de nudismo do país. Foto: CC BY-SA 3.0

Regras do naturismo

O movimento naturista tem suas origens no início do século 20, na Alemanha. Foi lá que nasceu o primeiro clube naturista do planeta, ainda em 1903. Em pouco tempo, a prática ganhou adeptos e se espalhou não só pela Europa, mas pelo mundo inteiro.

Se você é do tipo que acha que basta tirar a roupa e aproveitar para curtir as praias de nudismo, vale a pena rever alguns conceitos e anotar as regras básicas de convivência para ingressar nesses locais.

  • Nudez

Pessoas que vão a essas praias vestidas são mal vistas e, dependendo do local, até mesmo proibidas de ingressar. Se você está curioso, a dica é entrar na experiência e se deixar envolver pelo ambiente.

  • Higiene

Por medidas higiênicas e sanitárias, as pessoas que frequentam uma praia de nudismo costumam levar toalhas. Elas são colocadas em locais disponibilizados ao público para sentar ou deitar, por exemplo.

  • Amizade

Os praticantes do nudismo costumam ser bastante unidos, até mesmo porque as praias não chegam a receber multidões. Dessa forma, é de bom tom aceitar amigavelmente aproximações, sem imaginar que existam segundas intenções – vale ficar atento  ao tipo de abordagem, é claro.

  • Fotografias

Deixe a máquina fotográfica ou a filmadora em casa. Existem locais que permitem fotografar, mas são poucos. Além de tudo, eles geralmente desafiam a autorização da entidade responsável pela conservação do local. É bom não se arriscar.

  • Sexo

São proibidos atos de conotação sexual nas praias de nudismo que possuem acesso público. É bastante provável que você seja expulso caso desrespeite essa regra. Afinal, não é porque todo mundo está sem roupas que tudo é liberado. Seja respeitoso com as pessoas e a cultura delas. 

Praias de nudismo do Brasil

Tudo anotado? Agora você já pode partir para o próximo passo: conhecer as principais praias de nudismo do Brasil.

Praia de Tambaba, na Paraíba

Trata-se da pioneira das praias de nudismo do Nordeste. Ganhou esse reconhecimento em 1991 e possui dois grandes eventos anuais: um campeonato de surfe e um festival de música.

Praia Barra Seca, no Espírito Santo

Ganhou o status de naturista em 1999. Ali é possível curtir o melhor da água doce e da água salgada, já que a região concentra não apenas o mar, mas também um rio. Há separação entre casais e homens sós.

Praia do Pinho, em Santa Catarina

Localizada na bela Santa Catarina, essa praia foi a primeira a ganhar status oficial no Brasil, ainda em 1986. Tanto tempo de existência faz dela um dos locais mais bem estruturados para a prática do nudismo.

Praia do Abricó, no Rio de Janeiro

Fica na zona oeste do Rio de Janeiro. Dada sua localização, permite boa privacidade na capital carioca. Irá sediar os Jogos Olímpicos Naturistas deste ano. Conforme a Associação de Naturistas de Abricó (ANA), é bastante frequentada e até mesmo no inverno chega a receber 45 turistas por dia.

Pedras Altas, em Santa Catarina

São, na verdade, duas pequenas praias, ambas cercadas de vegetação. Há um clube naturista no local que fiscaliza e proíbe a entrada de pessoas trajadas. Em outras palavras, aqui você só entra se estiver realmente nu.

E você, visitaria praias de nudismo? Conte para a gente! Quer novas experiências? Também aproveite para conhecer o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!