Bem-Estar > Motivação > Slider Home

Saiba como aprender a falar inglês por conta própria

Por Redação Fortíssima 16/04/2016

Saber idiomas diferentes pode ser um grande trunfo para profissionais e estudantes das mais diversas áreas. O maior problema é arrumar tempo e dinheiro para se dedicar a uma nova língua. Se esse é o seu caso, vale conferir algumas dicas de como aprender a falar inglês por conta própria. A internet pode ser uma grande aliada.

Como aprender a falar inglês mais rapidamente

O aprendizado de uma língua estrangeira é essencial nos dias atuais. Porém, muitas pessoas que sejam fazê-lo não sabem como começar. Se você tiver condições de contar com ajuda profissional para dar os primeiros passos, não hesite em investir

O importante é escolher de acordo com os seus objetivos. Enquanto alguns cursos são focados na escrita, outros ajudam mais na conversação. Também há aqueles para quem deseja obter algum tipo de certificação internacional.

Mas não adianta ter os melhores professores se a dedicação não fizer parte da rotina. Aprender uma nova língua é um processo que exige atenção constante e algumas horas de estudo e prática em casa.

Vale lembrar que o inglês é um idioma bastante diferente do português e exige concentração nas aulas e nos conteúdos. Para isso, é importante manter planejamento e a organização sempre em dia.

Tente ainda associar atividades prazerosas ao aprendizado da língua. Por exemplo, ouça músicas que soam bem para você e tente traduzir as letras – ou acompanhá-las enquanto ouve a canção. É possível também assistir filmes sem legendas para treinar seu ouvido. 

como aprender a falar inglês

A internet pode ser sua melhor aliada para aprender um novo idioma em casa. Foto: iStock, Getty Images

Como aprender a falar inglês sozinho

Já passou do nível básico e agora quer saber como aprender a falar inglês sozinho? Confira três dicas que ajudam você a desenvolver suas habilidades mesmo sem o acompanhamento de um professor.

  1. Repetição espaçada

De acordo com um estudo publicado no Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, a técnica da repetição espaçada é um dos melhores métodos de memorização disponíveis. Ela ajuda você a fixar na memória as palavras até então aprendidas.

Basicamente, você revisa o que aprendeu anteriormente em determinados intervalos. De início, esses intervalos serão menores, Conforme o tempo passa, porém, você poderá passar dias ou semanas antes de revisar os conteúdos sem esquecê-los. É válido aplicar a técnica ao aprendizado de uma língua estrangeira.

  1. Estude e durma um pouco antes de estudar novamente

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, dos Estados Unidos, indica que tirar uma soneca depois de estudar é importante para a fixação de conteúdos e para o aprendizado de novos. Para chegar a essa conclusão, foram investigados 39 adultos, divididos em dois grupos: um que dormiu por 90 minutos após estudar e outro que ficou acordado após estudar.

Horas mais tarde os alunos foram submetidos a outra sessão de estudos. A constatação foi de que aqueles que haviam dormido tiveram melhor desempenho no aprendizado. Os cientistas afirmam que isso ocorre porque o cérebro precisa limpar a memória curta, o que é obtido através do sono, para dar espaço a novas informações.

  1. Recorra à tecnologia

As tecnologias cada vez mais colaboram para revolucionar o aprendizado – e com línguas estrangeiras não é diferente. Há diversos aplicativos disponíveis que prometem um ensino prático e que pode ocorrer em casa. Um dos mais famosos deles é o Duolingo. Gratuito, pesquisas já confirmaram sua efetividade.

Segundo um estudo independente conduzido por pesquisadores das Universidades de Nova York e Carolina do Sul, ambas dos Estados Unidos, usar o aplicativo por 34 horas pode ser o equivalente a estudar um semestre em sala de aula.

E você, já sabe como aprender a falar inglês? Alternativas não faltam. Quer mais dicas e conselhos? Acesse o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!