Bem-Estar > Motivação

Você sabe como pedir aumento? Saiba o que fazer ou evitar

Por Redação Fortíssima 18/04/2016

Ao fazer um bom trabalho, uma das principais formas de reconhecimento é ser melhor recompensado financeiramente. Quando o reajuste não vem, no entanto, pode ser o caso de conversar com o seu superior e mostrar o interesse e vontade de crescer na empresa. Mas, afinal, como pedir aumento de salário ao chefe? A dúvida é das mais comuns no ambiente profissional.

Tudo começa com uma boa análise, desde o seu desempenho até a situação da empresa, como estão os salários do mercado compatíveis com a função e até mesmo o humor do chefe. Além disso, a argumentação deve ser embasada sempre na produtividade, nunca em motivos e problemas pessoais.

Dicas de como pedir aumento e ser reconhecido

Se a empresa possui avaliação de desempenho e plano de carreira, isso pode ajudar a identificar o momento certo e como pedir aumento da melhor maneira. Entenda como esses processos funcionam e analise se você realmente merece o reajuste. Ou seja, se está entregando resultados além do esperado.

Considerar o momento da empresa também é necessário, pois não se deve pedir aumento em períodos de mudança interna, fusões ou troca do modelo de gestão. Além disso, avaliar o humor do chefe antes de começar esse tipo de conversa facilita.

Para fazer a abordagem, o melhor é ir pessoalmente até o chefe. Só deve ser por telefone ou e-mail em casos que se trabalha em outra cidade e passa meses sem ver o superior. O ideal é agendar uma reunião formal especificamento para isso, em que não possa ser interrompido.

Na dúvida de como pedir aumento, vá direto ao assunto e seja conciso na proposta, sem indiretas ou demonstrações de incertezas. É importante também apresentar argumentos somente sobre fatos profissionais, que comprovem seu desempenho e justifiquem o merecimento de um reajuste salarial.

Apesar do valor do aumento ser decisão do chefe, o empregado pode citar números na hora da negociação. Especialistas recomendam pedir entre 5% e 20%. Na dúvida, foque apenas nos motivos para que o acréscimo ocorra.

como pedir aumento

Antes de pedir aumento, analise o panorama da empresa e a sua trajetória. Foto: iStock, Getty Images

O que não fazer na hora de pedir aumento salarial

Uma das principais atitudes que deve ser evitada na hora de saber como pedir aumento é fazer drama ou alegar motivos pessoais, como a chegada de um filho ou o crescimento das despesas em casa. Afinal, é o seu desempenho que pode justificar um bônus a mais no fim do mês.

Além disso, evite manobras agressivas e chantagens, essas atitudes não pegam bem e nem surtem bons resultados, podendo ainda prejudicar o relacionamento entre chefe e funcionário. Também não seja o tipo oportunista, que basta receber um elogio ou ter um novo projeto aprovado que já sai pedindo um aumento.

Isso pode sim ser usado a favor para conseguir um reajuste, mas tudo tem um momento certo. Outro fato importante é saber lidar com o não. Ficar irritado ou começar uma discussão com o chefe não é uma boa ideia.

A sugestão é agradecer a atenção e pedir que sejam traçados objetivos para os próximos meses, que possam resultar em um aumento. Isso demonstra que você também está em busca de novas oportunidades profissionais e não apenas de dinheiro. A atitude costuma convencer.

E você, sabe como pedir aumento? Conte para a gente quais são os seus truques. Também aproveite para conhecer o Fórum de Discussão Doutíssima. Sempre tem um novo assunto para debater. Clique aqui para se cadastrar!