Especialidades > Saúde

Conheça as principais doenças do sistema cardiovascular

Por Redação Fortíssima 19/04/2016

O sistema cardiovascular é fundamental para o bom funcionamento do organismo, mas também é um dos mais afetados por doenças sérias. Dados do Hospital do Coração de São Paulo revelam que 29,4% das mortes no país tem alguma ligação com ele – e que os homens acima de 55 anos são os mais afetados.

sistema cardiovascular

Fazer exames regulares é fundamental para evitar doenças cardiovasculares. Ilustração: iStock, Getty Images

Doenças que afetam o sistema cardiovascular

As doenças cardiovasculares incluem problemas que afetam vasos sanguíneos e o coração. O sistema cardiovascular é responsável por transportar o sangue oxigenado dos pulmões e coração para todo o corpo, através das artérias.

Quando algum problema acontece e essa função não pode ser cumprida, as complicações começam a aparecer – e podem ser severas. Não é à toa que doenças relacionadas ao coração estão no topo da lista de principal causa de morte entre homens e mulheres de todo o mundo. Conheça cinco dos tipos mais preocupantes:

  • Aterosclerose ou doença arterial coronariana

Ocorre quando o depósito de gordura nas artérias torna as paredes do vaso duras e mais grossas. Isso pode restringir o fluxo de sangue, resultar em um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

  • Acidente vascular cerebral (AVC)

Acontece quando um vaso sanguíneo que abastece uma parte do cérebro é bloqueado por um coágulo, o que provoca falta de oxigênio na região da cabeça.  Os sinais de um acidente vascular cerebral incluem dor de cabeça, tontura, fala arrastada e perda da função motora.

  • Pressão alta

Como o coração bombeia o sangue através das artérias, cria-se uma pressão que pode ser medida. A pressão arterial elevada costuma ocorrer quando as artérias ficam entupidas ou menos flexíveis, mas também pode ser causada fatores como obesidade, diabetes e outras doenças metabólicas.

  • Arritmia

É uma condição que leva o coração a bater de forma irregular. A maioria das arritmias não são perigosas, enquanto outras são muito graves e podem levar à parada cardíaca súbita, uma forma de ataque cardíaco. Essas formas graves requerem tratamento médico constante.

  • Defeito congênito

Um defeito congênito no coração é um problema que ocorre no desenvolvimento do sistema cardiovascular e está presente desde a formação do bebê. Há uma grande variedade de condições que se enquadram nessa categoria. Muitas delas podem ser reparadas cirurgicamente após o nascimento.

sistema cardiovascular

Como prevenir as doenças cardiovasculares

Reduzir o perigo de desenvolver uma doença cardiovascular envolve abordar os fatores de risco. Você deve ter uma dieta saudável, praticar exercícios físicos, alcançar um peso corporal saudável – e também mantê-lo –, além de ficar longe do cigarro e moderar no consumo de álcool.

Para pessoas que já possuem doenças cardiovasculares, flavonoides de cacau podem ser um elemento essencial para adicionar à alimentação. É o que indicam pesquisadores da Universidade da Califórnia, dos Estados Unidos, em pesquisa publicada no Journal of the American College of Cardiology.

Vale ainda apostar em frutas frescas. Segundo pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido, consumi-las todos os dias é capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares em até 40%.

E você, o que faz para cuidar do seu sistema cardiovascular? Conte para a gente! Ainda com dúvidas? Aproveite e acesse o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!