Nutrição > Receitas

Cozinha fit: 3 receitas com batata-doce para incluir na dieta

Por Redação Fortíssima 19/04/2016

A alimentação saudável está cada dia mais em evidência. Não é à toa que termos como cozinha fit passaram a fazer parte do vocabulário que usamos no dia a dia. Entre os ingredientes mais populares dessa tendência está a batata-doce, uma opção versátil e que promete oferecer inúmeros benefícios.

Batata-doce é uma aliada da cozinha fit

A batata-doce é um alimento rico em amido e de alto teor calórico, mas não contém gorduras saturadas ou colesterol. Trata-se de uma rica fonte de fibra dietética, antioxidantes, vitaminas e minerais.

O alimento é considerado ainda um carboidrato complexo e uma excelente fonte de compostos fenólicos flavonóides, tais como betacaroteno e vitamina-A, que são poderosos antioxidantes naturais.

Segundo um estudo realizado pela Harvard School, dos Estados Unidos, as dietas ricas em betacaroteno podem desempenhar um papel protetor contra o câncer de próstata em homens mais jovens.

cozinha fit

A massa da panqueca deve ficar mais grossa que na receita tradicional. Foto: iStock, Getty Images

Receitas saudáveis com batata-doce

Se você quer manter uma alimentação saudável e deseja receitas fáceis e ricas em nutrientes, alguns pratos com batata-doce podem ser a opção ideal. Que tal testar e incluir no seu conceito de cozinha fit?

Panqueca com batata-doce

Ingredientes

1 ovo e uma clara

2 colheres de batata doce cozida e amassada

Sal a gosto

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes com um garfo, até ficar homogêneo. Em uma frigideira antiaderente, coloque a massa da panqueca e cozinhe até que crie consistência, virando dos dois lados. Agora é só colocar o recheio de sua preferência e saborear.

Nhoque de batata-doce

Ingredientes

2 batatas-doces médias e cozidas

1 xícara de chá de farelo de aveia

1/2 xícara de chá de fécula de batata

1/4 de xícara de azeite de oliva

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Modo de preparo

Amasse as batatas até transformá-las em um purê. Junte todos os outros ingredientes e amasse até obter uma massa homogênea e elástica. Separe em porções e, em uma superfície limpa, enrole até transformar cada bola de massa em uma tira fina. Agora é só cortar a tira em pequenos pedaços.

Basta colocar os nhoques em água fervente e esperar que eles subam para a superfície. Isso significará que estão prontos. Agora é só escolher seu molho favorito.

Chips de batata-doce

Ingredientes

4 batatas-doces descascadas

2 colheres (sopa) de óleo

Sal e temperos a gosto

Modo de preparo

Corte a batata-doce em fatias bem finas. Deixe de molho em água com algumas pedras de gelo por dez minutos, escorra e seque com papel absorvente. Agora coloque as fatias em uma forma grande. Leve ao forno preaquecido e deixe por 35 minutos ou até dourar.

E aí, gostou das receitas para incrementar a sua cozinha fit? Experimente agora mesmo e conte para a gente o que achou. Também aproveite para conhecer o Fórum de Discussão Doutíssima, cheio de curiosidades e dicas! Clique aqui para se cadastrar!