Clínica Geral > Saúde

Campanha de vacinação contra o vírus H1N1 começa neste mês

Por Redação Fortíssima 20/04/2016

A campanha de vacinação contra a a gripe, inclusive o vírus H1N1, começa no dia 30 deste mês e vai até 20 de maio em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Mas diante do grande número de casos da doença, alguns estados resolveram antecipar a imunização e vale ficar atento às mudanças. 

campanha de vacinação

Muitos estados decidiram antecipar o início da imunização. Foto: iStock, Getty Images

Campanha de vacinação contra o vírus H1N1 de 2016

O ano de 2016 está sendo marcado por um surto antecipado do vírus H1N1, mais comum nos meses de inverno. Dados do Ministério da Saúde mostram que a doença já matou 71 brasileiros neste ano.

A maior preocupação é que a doença volte a ganhar as proporções de 2009, quando se espalhou rapidamente em todo o mundo e foi caracterizada como uma pandemiaÉ por isso que a campanha de vacinação começou mais cedo e alguns estados já estão disponibilizando a vacina.

Os grupos prioritários para a imunização são idosos com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes, mães com até 45 dias de pós-parto, trabalhadores da saúde, população indígena e pessoas com doenças crônicas.

Também serão vacinados adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisionalSe você está em um desses grupos, fique atento.

Pelo menos sete estados e o Distrito Federal decidiram antecipar a aplicação. Em Alagoas, por exemplo, a campanha começa em 25 de abril. Já no Amapá ela iniciou ainda no dia 8 deste mês.

No Distrito Federal a vacinação está prevista para ser feita a partir de 25 de abril em gestantes e crianças de seis meses a cinco anos – os demais serão imunizados a partir de 30 de abril. No Rio Grande do Sul a vacinação contra a gripe também começa em 25 de abril, mesma data marcada para Santa Catarina.

Em Roraima as imunizações já tiveram início na última segunda-feira, dia 18. Já em São Paulo, um dos estados que mais preocupa, a vacinação começou ainda em 11 de abril para gestantes, idosos e crianças de 6 meses a 5 anos. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Saúde do seu estado.

campanha de vacinação

Entenda a gripe H1N1

A H1N1, também chamada de gripe suína, foi reconhecida pela primeira vez na primavera de 2009. Poucos meses depois já foram relatados os primeiros casos do que se tornou uma verdadeira pandemia mundial. Não é à toa que hoje ela preocupa.

Atualmente, o vírus H1N1 ainda circula em humanos como um vírus de gripe sazonal. Para se proteger contra essa doença, a vacina é a melhor alternativa disponível. Você pode pegá-la da mesma forma que a gripe comum.

Os sinais e sintomas em humanos são semelhantes aos da gripe comum. Febre (nem sempre presente), tosse, dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, dores corporais, dor de cabeça, fadiga, diarreia, náusea e vômito.

A H1N1 pode levar a complicações graves e até a morte. Por isso, é importante buscar ajuda médica se verificar os sintomas. A droga antiviral oseltamivir (Tamiflu) pode ser prescrita para reduzir a gravidade dos sintomas e, possivelmente, o risco de complicações.

E aí, anotou as datas da campanha de vacinação? É importante se manter informado. Ainda com dúvidas sobre a doença? Acesse o  Fórum de Discussão Doutíssima e inicie um tópico! Clique aqui para se cadastrar!