Beleza > Cabelos

Saiba como usar o pente para ter cabelos bonitos e saudáveis

Por Redação Fortíssima 20/04/2016

Manter os cabelos bonitos e saudáveis é objetivo comum entre as mulheres. Mas se você investe nos mais variados cremes e produtos para embelezar os fios e não percebe melhoras no aspecto opaco e ressecado, saiba que o problema pode estar relacionado ao modo como você utiliza o pente.

Embora pareça simples, o ato de pentear ou escovar os cabelos é mais complexo do que parece – e requer atenção. Ao desembaraçar os fios, você pode acabar causando danos na estrutura capilar. Além disso, cada tipo de madeixas necessita de uma escovação diferente.

cabelos bonitos e saudáveis-doutissima-instagram

Gisele Bündchen é referência em fios bonitos e saudáveis. Foto: Instagram, Reprodução

Como pentear os cabelos

De modo geral, o desembaraço dos cabelos deve acontecer das pontas para a raiz, aos poucos e com muita delicadeza. Este é um erro bem comum: a maioria das pessoas começa tentando tirar os nós no topo da cabeça, quando o ideal é começar por baixo. A prática errada facilita a quebra dos fios.

Além disso, o processo com o pente também exige cuidados depois do banho. Quando estão molhados, os fios ficam mais frágeis. Por isso, a dica é retirar bem o excesso de água das madeixas antes de pentear. Aplicar um leave-in antes de desembaraçar também facilita – e muito – a tarefa.

Vale também ter algumas precauções mais pontuais, de acordo com o seu tipo de fio. Veja abaixo o que é ideal para madeixas lisas, enroladas e crespas:

Cabelos lisos

Para evitar o frizz e garantir mechas bem alinhadas, o ideal é optar por um pente grande. Ele deve ser largo, com dentes de madeira. Já se preferir uma escova, aquela com cerdas mais duras auxilia no processo de desembaraçar e ordenar as mechas.

Cabelos ondulados

O principal cuidado necessário nos cabelos ondulados é garantir que o pente não desmanche os cachos, desalinhando os fios. Para isso, aposte em um pente de madeira para pentear, com carinho, todas as mechas depois do banho. Depois que os fios estiverem secos, não se deve mais utilizar o acessório nas madeixas.

Cabelos crespos

Por serem mais ressecados e quebradiços nas pontas, os cabelos crespos exigem muito cuidado no ato de pentear.  Para alinhar os fios sensíveis, aposte em um pente de dentes largos, com a ponta arredondada ou prefira um modelo de escova com cerdas juntas, que evitam danos.

Dicas para manter cabelos bonitos e saudáveis

Além de pentear corretamente os fios, há ainda outros hábitos que ajudam a garantir cabelos bonitos e saudáveis. De acordo com o hairstylist e visagista Gil Prando, para garantir a vitalidade dos fios é importante investir em uma higienização do couro cabeludo.

Ele lembra que é necessário utilizar shampoos e cremes condicionadores específicos para seu tipo de cabelo, além de finalizadores, como cremes sem enxágue ou silicones, ótimos para prolongar o brilho dos fios. O especialista sugere, também, fazer uma hidratação semanal ou quinzenal para quem tem cabelos crespos, cacheados ou ondulados.

Os tratamentos intensivos, de acordo com Prando, além de proporcionarem mais brilho e leveza aos fios, são ideais para deixar os cachos e as ondas com um movimento incrível.

Anotou as dicas para ter cabelos bonitos e saudáveis? Depois conte para a gente o resultado. Aproveite ainda e acesse o Fórum de Discussão Doutíssima para conhecer mais truques! Clique aqui para se cadastrar!