Amor e Sexo > Relacionamento

Casamento moderno: é possível ter um relacionamento aberto

Por Redação Fortíssima 21/04/2016

Monogamia não é essencial em uma relação, pelo menos não hoje em dia. O casamento moderno já é uma realidade e está longe de causar constrangimento. A ideia básica é que você pode amar alguém e ao mesmo tempo se relacionar sexualmente com outras pessoas.

Há quem ainda veja a ideia com estranhamento – e não é à toa. Somos acostumados ao ideal de encontrar a pessoa certa, a única certa para ter um relacionamento. Qualquer coisa fora disso já é considerada traição.

Como funciona o relacionamento aberto

Existem várias definições diferentes para um relacionamento aberto. Do ponto de vista não-sexual, é aquele no qual ambos os parceiros não escondem nada um do outro, incluídos aí suas relações passadas ​​e experiências sexuais.

Do ponto de vista sexual, no entanto, a noção é diferente e a relação é um espaço em que ambos os parceiros concordaram que a monogamia, a fidelidade sexual ou a exclusividade não são uma expectativa.

Muitas pessoas costumam equiparar uma relação aberta com o poliamor, mas existem diferenças entre ambos. Embora nos dois casos exista o envolvimento com outras pessoas, o último está ligado à experiência romântica de amar mais de uma pessoa. 

De acordo com Eric Anderson, autor do livro The Monogamy Gap, as relações abertas permitem que os parceiros possam satisfazer as suas respectivas necessidades. Tudo isso sem exigir do parceiro que amam algo mais do que ele efetivamente é capaz de proporcionar. A ideia é cada vez mais comum.

casamento moderno

O relacionamento aberto pode funcionar muito bem, mas ambos precisam estar de acordo. Foto: iStock, Getty Images

Prós e contras de um casamento moderno

Segundo um estudo publicado na revista Sexual and Relationship Therapy, adultos que mencionaram estar em relacionamentos abertos disseram-se mais felizes, mais saudáveis e mais sexualmente ativos do que a população em geral.

Porém, vale saber que mesmo que a ideia seja bastante interessante e atrativa, ela não é para todos e tampouco uma garantia de sucesso no casamento. Afinal, é preciso de uma grande mudança no modo como você vê e sente as pessoas com quem se relaciona.

Para a grande maioria das pessoas, é muito difícil não se sentir culpada quando estiver dormindo com alguém que não é o seu parceiro oficial. Tampouco será fácil conversar com ele sobre amor e ter em sua mente os limites para isso.

Essa também é uma decisão que precisa ser bem pensada. Por exemplo, não vale entrar na onde só porque seu marido decidiu que gostaria de um casamento moderno e que é hora de mudar. Pese seus sentimentos e como a transformação pode afetar você.

Também não se esqueça que as regras definidas devem valer para ambos. Há uma grande chance de que você sinta ciúmes quando imaginar seu parceiro com outra pessoa, mas esse é um processo de adaptação.

Em outras palavras, esse tipo de casamento ou namoro pode ser uma opção, mas apenas para pessoas que estão plenamente cientes de seu funcionamento e consequências – e dispostas a administrá-las.

E você, conseguiria ter um casamento moderno? Deixe a sua opinião! Também aproveite para acessar e conhecer o  Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!