Exercícios > Fitness > Slider Home

Remada curvada é opção para o desenvolvimento das costas

Por Redação Fortíssima 22/04/2016

Quer desenvolver os músculos das costas, mas não sabe como adaptar o seu treino? A remada curvada pode ser a opção certa. Popular e praticada tanto com halteres quanto com barra, você pode escolher entre o modelo supinado e o pronado. Basta definir os seus objetivos.

Músculos trabalhados pela remada curvada

A remada curvada trabalha músculos que você não vê. Quando está de frente para o espelho na parte da manhã, tudo que enxerga são peitos, braços e abdômen. É por isso que a maioria das pessoas se concentram nesses músculos e ignoram suas costas.

Ocorre que isso pode levar a um desequilíbrio corporal. Ou seja, vale a pena investir no equilíbrio e trabalhar o corpo inteiro. Nesse caso, você irá desenvolver as partes superior e inferior das costas e ombros.

Mas é preciso atenção. Embora seja simples de fazer, é necessário cuidar para executar o movimento de maneira correta, sob pena de não ver resultados. A coluna inferior deve ficar em boa postura, por exemplo, para evitar lesões de disco. Atente que a gravidade pode fazer você dobrar as costas, puxando a barra para baixo.

Se resistir a essa força, você estará fortalecendo os músculos ao longo da coluna. É que sua musculatura abdominal apoia a parte inferior das costas, mantendo a coluna neutra enquanto executa o movimento. Isso fortalece o abdômen. 

Além disso, você colocará os músculos do antebraço para trabalhar e segurar a barra. O bíceps opera para dobrar o cotovelo e levantar o peso, já o tríceps para trazer o braço por trás de seu torso.

Mas vale lembrar que a atuação pode ser diferente entre uma pegada e outra. Quando as mãos ficam para baixo temos a pronada e quando ficam para cima a supinada. A maior diferença entre elas está na ativação do flexor do cotovelo (antebraço).

Em uma pegada supinada, o espaçamento das mãos é menor, o que enfatiza a extensão dos ombros. Já em uma pegada pronada, proporciona-se força adicional à remada, o que gera maior contribuição ao bíceps e na ativação do antebraço.

remada curvada

O exercício ajuda a fortalecer a musculatura das costas. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer o exercício corretamente

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Wisconsin-LaCrosse, a remada curvada está entre os exercícios mais eficientes para fortalecer as costas. Se esse é o seu objetivo, vale a pena aprender como executar o movimento da maneira certa.

Para fazer o exercício, mantenha os pés na largura dos ombros. Segure uma barra ou um par de halteres na frente de suas coxas com as mãos, de forma supinada ou pronada. Leve seus quadris para trás e incline o tronco para a frente, em um ângulo de 45 a 90 graus.

Não se esqueça de manter as costas retas. Com seus braços pendurados em linha reta na frente de você, dobre os cotovelos e puxe a barra ou os halteres para a sua região abdominal superior, com os cotovelos perto de seu corpo.

Mantenha o seu peso uniformemente distribuído ao longo dos seus pés. Se ele se deslocar para a frente durante esse exercício, colocará uma pressão excessiva sobre a região lombar, o que pode gerar lesões.

E aí, o que achou da técnica de remada curvada? Conte para a gente! Também aproveite e acesso o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!