Bem-Estar > Dia a Dia

Salve o planeta: junte-se à luta por um futuro melhor

Por Redação Fortíssima 22/04/2016

Celebrado em 22 de abril ao redor de todo o mundo, o Dia do Planeta Terra é uma data para comemorar o ambiente saudável e sensibilizar a população sobre a importância de poluir menos. A ideia é que cada um faça sua parte e tome uma iniciativa que salve o planeta

Sobre o Dia do Planeta Terra

A data foi criada pelo senador americano Gaylord Nelson. Em 1970, ele organizou pela primeira vez um movimento para promover a ecologia e o respeito à vida no planeta, bem como para incentivar a conscientização sobre os problemas crescentes de ar, água e poluição do solo.

A iniciativa cresceu ao longo dos anos e se tornou global em 1990, com 200 milhões de pessoas em 141 países participando dos eventos, de acordo com o Earth Day Network (EDN), organização sem fins lucrativos que coordena as atividades na data.

Ou seja, passou a ser um marco importante para lembrar valores da humanidade, ameaças enfrentadas pelo planeta e para conhecer formas de ajudar a proteger o meio ambiente. Afinal, a população mundial triplicou nos últimos 60 anos, o que desencadeou um impaxto profundo ao redor do mundo.

Há ainda o problema da perda de biodiversidade, que pode estar diretamente relacionada a comportamentos dos seres humanos, que destruíram e continuam a destruir os habitats naturais de diversas de espécies.

A situação se tornou tão crítica que, atualmente, um terço dos seres humanos não possui acesso adequado à água limpa e fresca – estima-se chegar a dois terços até 2050. Todas essas circunstâncias contribuem ainda para o chamado aquecimento global.

Uma pesquisa recente da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que a maioria dos participantes concorda que ele está piorando em fluxo cada vez mais dramático. É preciso que cada um faça sua parte e salve o planeta. Mesmo pequenas atitudes podem ajudar.

salve o planeta

Mesmo as atitudes individuais podem fazer toda a diferença. Foto: iStock, Getty Images

Salve o planeta através de ações simples

Cada um pode fazer a sua parte para ajudar o planeta. Veja algumas inciativas simples capazes de produzir grandes resultados.

  • Economize água em casa

Desperdiçar água é uma das ações que mais impactam na saúde do planeta. Tomar medidas para usar menos água é algo que você pode começar a fazer imediatamente. Se você mora em uma área em que ela é escassa, isso é ainda mais importante.

  • Use menos produtos químicos

Como a maioria das pessoas usa produtos químicos pesados ​​para todos os tipos de atividades, eles podem estar ocasionando danos reais aos cursos de água. Pense nisso e busque alternativas mais naturais para fazer a limpeza, por exemplo. 

  • Elimine os resíduos tóxicos da maneira certa

Pintura, óleo de motor, amônia e uma série de outros produtos químicos não devem ser despejados no ralo ou na grama. Informe-se sobre como fazer o descarte correto na sua cidade.

  • Diminua o consumo de eletricidade

O carvão e o gás natural são as fontes mais comuns de energia que é transformada em eletricidade. A queima dessas substâncias é um fator importante para a poluição do ar mundial. Evite o desperdício e pague menos ma conta de luz.

  • Recicle

Você pode ajudar a reduzir a poluição apenas colocando a lata de refrigerante em uma lixeira diferente. Reaproveitar produtos também é uma ótima iniciativa para ajudar a salvar o planeta.

E aí, o que você faz para ajudar o meio ambiente? Salve o planeta você também! Para discutir mais sobre o assunto, aproveite e conheça o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!