Bem-Estar > Qualidade de vida

Conheça mais sobre a história e as atividades dos escoteiros

Por Redação Fortíssima 23/04/2016

Em 23 de abril é celebrado o Dia Mundial dos Escoteiros. Trata-se de um movimento que é mundial e moldou o desenvolvimento de jovens por mais de 100 anos.  Um dos seus objetivos é proporcionar uma oportunidade de se desenvolver, aprender e se divertir. Segundo estudos, a atividade é capaz de realmente ter um impacto positivo no caráter dos jovens.

História do movimento de escoteiros

Tudo começou em 1907, com um acampamento experimental proposto por Lord Robert Baden Powell na ilha de Brownsea, na Inglaterra. Ele levou um grupo de meninos de diferentes estilos de vida e os reuniu para viver, trabalhar e treinar uns com os outros. A experiência foi um sucesso e o escotismo começou a ganhar forma.

Em janeiro de 1908, Baden Powell publicou a primeira edição de Escotismo para Rapazes. Desde então, a obra já vendeu mais de 100 milhões de cópias, tornando-se um dos livros mais vendidos de todos os tempos. Hoje o movimento não é mais restrito apenas ao gênero masculino.

Para a surpresa de seu criador, os jovens começaram a se organizar para o que viria a se tornar um dos maiores movimentos de jovens voluntários em todo o mundo. Hoje os escoteiros se envolvem em uma ampla gama de diferentes atividades, desafios e experiências.

O programa de escotismo é baseado em torno de três temas principais: ar livre e aventura, mundo e habilidades. Cada um deles envolve uma série de emblemas e prêmios, incluindo temas como liderança, trabalho em equipe e desenvolvimento pessoal.

O programa está aberto para crianças a partir dos seis anos de idade, que são conhecidas como lobinhos. Aos 11 anos eles passam para a fase de escoteiros e dos 15 aos 17 anos podem atuar no nível de seniores, onde os desafios são ainda maiores. Dos 18 aos 21 anos, por sua vez, passam a participar do Clã Pioneiro.

escoteiros

O escotismo ajuda a desenvolver o espírito de liderança desde cedo. Foto: iStock, Getty Images

Escotismo constrói o caráter positivo

Atuais e antigos escoteiros sabem que o movimento pode ter feito a diferença em suas vidas. Um estudo da Tufts University, dos Estados Unidos, realmente confirma isso. O levantamento envolveu cerca de 1.800 lobinhos e 400 escoteiros e foi realizado ao longo de três anos.

Ele procurou medir a diferença que o escotismo faz na vida dos jovens e como as mudanças positivas foram acontecendo. Para isso, os participantes foram avaliados em cinco intervalos. O resultado? O escotismo teria ajudado a aumentar significativamente aspectos como alegria, utilidade, bondade, obediência, confiança, esperança e expectativa futura.

Esse estudo ainda encontrou uma correlação direta entre o tempo gasto no escotismo e o impacto positivo na rotina. Em outras palavras, aqueles que estavam mais envolvidos também relataram ter um caráter mais elevado se comparados com aqueles que participavam com menor frequência.

E você, já fez parte dos escoteiros? Conte a sua experiência! Quer falar mais sobre o assunto? Acesse o  Fórum de Discussão Doutíssima e inicie um tópico! Clique aqui para se cadastrar!