Nutrição > Receitas

Receitas com especiarias exploram sabores exóticos

Por Redação Fortíssima 24/04/2016

A culinária é a arte de misturar temperos diferentes para conquistar um resultado único. Para chegar lá, nada melhor do experimentar novas receitas com especiarias. Entre aromas e sabores dos mais variados, elas despertam os sentidos e fazem você querer repetir – sem falar dos benefícios para a saúde.  Que tal experimentar?

Especiarias podem trazer benefícios à saúde

O uso de ervas e especiarias tem sido extremamente importante ao longo da história da humanidade. Muitas foram celebradas por suas propriedades medicinais bem antes do uso culinário. A canela, por exemplo, é encontrada em todos os tipos de receitas.

Ela contém um composto chamado cinamaldeído, responsável por suas propriedades medicinais. Trata-se de um antioxidante potente, que ajuda a combater a inflamação e pode diminuir o colesterol e triglicerídeos no sangue, segundo um estudo da NWFP Agricultural University.

Já a curcumina, encontrada no açafrão, é outro extremamente poderoso antioxidante. Ela ajuda a combater o dano oxidativo, um dos mecanismos fundamentais subjacentes ao envelhecimento e muitas doenças.

Não bastasse tudo isso, temperar sua comida com ervas e especiarias também é capaz de ajudar a diminuir a quantidade de sal, gordura e açúcar que você usa em seus pratos, sem sacrificar o sabor.

receitas com especiarias

O açafrão faz toda a diferença no resultado final. Foto: iStock, Getty Images

Receitas com especiarias para você testar

Convencida dos benefícios que as receitas com especiarias podem oferecer? Veja algumas delas que têm sabores acentuados e que são clássicos que todo mundo deveria experimentar.

Biscoito de canela

Ingredientes

1 colher de chá de fermento em pó

1 ovo

1 colher de chá de canela em pó

1 pitada de sal

2 xícaras de chá de farinha de trigo integral

1/2 xícara de chá de manteiga em temperatura ambiente

3/4 de xícara de chá de açúcar mascavo peneirado

2 colheres de sopa de açúcar para decorar

2 colheres de chá de canela em pó para decorar

Modo de Preparo

Na batedeira coloque a manteiga, o açúcar mascavo, o ovo e bata bem. Depois adicione a farinha com o fermento, a canela e o sal. Mexa com uma espátula até que fique uma massa homogênea. Faça bolinhas e coloque numa forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido por dez minutos e, ainda quente, polvilhe a mistura de canela com açúcar.

Arroz com açafrão e tomate seco

Ingredientes

1 xícara de arroz

1 colher de óleo

1 dente de alho

2 xícaras de chá de água fervendo

1 colher de sopa de açafrão

2 colheres de sopa de tempero verde

5 tomates secos sem o óleo

100 g de mussarela light em cubos

Sal a gosto

Modo de preparo

Refogue o alho e o arroz com o óleo. Coloque a água, o açafrão e deixe cozinhar. Depois de pronto, acrescente o tomate seco e a mussarela. Salpique o tempero verde e sirva ainda bem quente.

Doce de abóbora e gengibre

Ingredientes

1kg de polpa de abóbora

1kg de açúcar

1 limão siciliano

1 pedaço médio de gengibre

Modo de preparo

Pique a abóbora e junte com o açúcar numa tigela. Misture, cubra e leve à geladeira durante a noite. No dia seguinte, corte o limão em pedaços e retire as sementes. Passe pelo processador. Descasque e rale o gengibre.

Junte o limão e o gengibre à abóbora em uma panela e leve ao fogo alto até ferver. Cozinhe, mexendo sempre, por meia hora. Espere esfriar e coloque em potes de vidro. Está pronto para consumo.

E aí, o que achou das receitas com especiarias? Experimentou alguma? Depois nos conte como ficou. Aqui no Doutíssima você sempre encontra novas opções para incrementar a sua cozinha.