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Aquaphysical reúne atividade física e diversão

Por Redação Fortíssima 25/04/2016

Combinando movimentos de crossfit e posições de yoga, o aquaphysical consiste na prática de exercícios feitos em um colchão inflável na água. Apesar de ainda ser recente no Brasil, a técnica já conquista adeptos no mundo todo. É uma forma mais dinâmica, intensa e divertida de se manter em movimento.

A atividade ajuda na melhora do condicionamento físico, na queima de calorias e definição da musculatura, além de contribuir para a recuperação de lesões. Que tal saber mais sobre a novidade e conhecer os principais exercícios praticados?

Principais benefícios do aquaphysical

Criado no Reino Unido pela personal trainer Leila Francis Coleman, o aquaphysical é uma nova forma de se exercitar, com mais dinamismo e intensidade. As aulas combinam exercícios e posturas realizadas sobre a água, em um colchonete inflável chamado aquabase, feito com o mesmo material de um bote.

Pode ser praticado na piscina, no lago, na lagoa ou qualquer lugar com água parada, de forma individual ou em grupo, sempre com um instrutor. As aulas duram em média de 30 a 45 minutos podem queimar até 800 calorias.

O aquaphysical potencializa os efeitos dos exercícios, pois exige ainda mais força para manter o equilíbrio em cima do colchão. A tensão e esforço realizados para isso fortalecem e definem praticamente todos os grupos musculares, com ênfase para os músculos do abdômen e do quadril.

Além disso, segurar a pose dos movimentos de sustentação do corpo e das posturas de yoga por um longo período sobre a água exige ainda mais equilíbrio e força. Esse esforço duplo proporciona bons resultados para o aumento e manutenção de tônus ​​muscular.

Ainda aumenta a frequência cardíaca, melhora a circulação sanguínea, a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade e a consciência corporal, além de contribuir para o condicionamento físico de forma geral.

Pode ser praticado por qualquer pessoa, até mesmo quem esteja em reabilitação de alguma contusão ou problema de saúde. A técnica do aquaphysical ajuda na recuperação de lesão em tendões e ligamentos, aumentando a resposta muscular e a mobilidade das articulações.

Aquaphysical

Ter que manter o equilíbrio sobre o colchão potencializa os efeitos dos exercícios. Foto: Divulgação, Aquaphysical

Dicas de exercícios usando a técnica

Gostou da ideia e quer praticar o aquaphysical? Aprenda como:

  1. Exercícios de crossfit

Entre os movimentos realizados nas aulas estão principalmente agachamentos e flexões, que podem ser praticados através de burpees, sequências que combinam ambos os exercícios. Além disso, abdominais também são boas opções de exercícios sobre o colchão inflável.

  1. Alongamentos e posturas de yoga

Para quem já realiza yoga, qualquer tipo de postura pode ser feito no aquaphysical, o que se torna uma maneira de se desafiar e aumentar a dificuldade da prática. Para os iniciantes, é indicado começar com posturas mais simples, para adquirir equilíbrio.

  1. Sustentações

Outros exercícios praticados são as sustentações do corpo, como a posição chamada de prancha, em que se fica apoiado nos antebraços contraindo o abdômen. Existe ainda o avanço, com uma perna um pouco mais a frente flexionada, mantendo o equilíbrio com os braços abertos para as laterais do corpo.

E aí, o que achou do aquaphysical? Que tal começar a praticar você também? Depois nos conte os resultados.


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