Bem-Estar > Motivação

São Paulo sem pagar: confira lugares com eventos gratuitos

Por Redação Fortíssima 25/04/2016

Em tempos de crise econômica e desemprego em alta, cortar gastos do orçamento doméstico é uma necessidade. Às vezes sobra para atividades de lazer, já que é difícil cortar valores de alimentação, educação e saúde, por exemplo. Para quem mora em São Paulo, no entanto, esse não precisa ser um problema. A cidade está cheia de eventos gratuitos.

eventos gratuitos

O Museu da Imagem e do Som conta com uma exposição gratuita. Foto: Divulgação, Ciete Silvério

Confira eventos gratuitos na capital paulista

Você está sem grana e quer sair para se divertir? Já estava com viagem programada, mas precisou apertar o orçamento com a crise econômica? Não há problema. São Paulo é uma das capitais mais democráticas do Brasil e possui programações para todos os gostos e bolsos.

É possível encontrar diversos eventos gratuitos e se divertir. Confira algumas das melhores opções e aproveite.

Teatro

Dezuó está em cartaz na Casa Livre, localizada na Rua Pirineus, número 107, na Barra Funda. Haverá exibições até 16 de maio, sempre aos sábados (21h), domingos (20h) e segundas (20h). A entrada é grátis, mas fique atento que o local comporta apenas 30 pessoas.

Trata-se de uma peça que ilustra o caminho de um andarilho. Ele começa a perambular por becos da cidade grande depois que há a dissolução de sua vila natal. Ou seja, retrata questões culturais e de realidade brasileira, fazendo uma profunda reflexão sobre o direito à terra.

Dança

Quem gosta de espetáculos de dança também possui vez na capital paulista. Uma bela sugestão é assistir à apresentação Corpo-Tela, que está ocorrendo no SESC Santana, localizado na Avenida Luis Dumont Villares, número 579, Santana.

A apresentação fica em cartaz até 29 de abril, com exibições nas terças (14h), sextas (17h) e sábados (18h30). Os dançarinos usam estruturas espaciais para suporte de câmeras e a partir daí permitem uma investigação corporal própria.

Música

Para aqueles que estiverem no bairro de Perdizes, a dica é ir à Casa dos Trovadores, que fica na Rua Aimberé, número 651. É que até 29 de abril estará ocorrendo no local, sempre nas sextas-feiras, entre as 20h e as 21h30, o espetáculo Seresta de Sexta dos Trovadores Urbanos.

É um projeto contínuo, mas que em abril homenageia o considerado mês da sogra. Há várias músicas no repertório, como Você, de Tim Maia, e Se todos fossem iguais a você, de Tom e Vinicius. É diversão na certa.

Exposição

Quem gosta de história não pode perder o que está ocorrendo no Museu da Imagem e do Som, localizado na Avenida Europa, número 158, no bairro de Jardins. O local fica aberto ao público de terças a sábado, entre 12h e 21h, e em domingos e feriados entre 11h e 20h.

A exposição A Mulher na Revolução de 32 fica lá até o fim do ano. Nela é possível ouvir áudios ou ver fotografias e correspondências que mostram o cotidiano das mulheres na Revolução de 32 – através da qual São Paulo rebelou-se contra o governo de Getúlio Vargas.

Crianças

Quem precisa entreter os pequenos também não fica sem opções. O Centro Cultural São Paulo, localizado na Rua Vergueiro, número 1000, bairro Paraíso, oferece até 1º de maio o espetáculo Contação de histórias em abril – autores que fizeram a história.

As apresentações ocorrem nos sábados e domingos, sempre às 14h30 na Sala de Leitura Infanto-Juvenil da Biblioteca Sérgio Milliet. É diversão garantida para a garotada, já que dois atores usam adereços, objetos e roupas para se transformarem em personagens e cantarem e contarem histórias para os pequenos.

E você, já se programou para ir nos eventos gratuitos de São Paulo? Depois nos conte como foi a experiência.