Nutrição > Receitas

Pão de queijo fit na frigideira é opção para o lanche

Por Redação Fortíssima 26/04/2016

Que tal aprender a preparar o pão de queijo fit de frigideira? Segundo informações da United States Department of Agriculture Agricultural Research Service (USDA), 100 gramas dessa iguaria tem cerca de 408 calorias. A receita pode ser a alternativa ideal para o seu lanche. Que tal experimentar? 

A origem do pão de queijo

Como o trigo só passou a ser comercializado no Brasil no século 20, tudo indica que o pão de queijo seja mais uma receita que nasceu da falta de ingredientes e criatividade do brasileiro. Estudiosos ainda divergem sobre a origem dessa receita e não se sabe ao certo como aconteceu a união de polvilho e queijo mineiro.

A certeza é que a mistura não poderia ter resultado em um sabor mais apreciado – e não é apenas em Minas Gerais. Popular em todo o país, a comida já conta com diferentes formas de preparo. Um exemplo é o pão de queijo fit de frigideira, que deixou para trás o formato original e também algumas calorias.

pão de queijo fit

O formato não é o mesmo, mas o sabor certamente vai surpreender. Foto: iStock, Getty Images

Receita de pão de queijo fit de frigideira

Quer preparar um delicioso pão de queijo, mas sem exagerar nas calorias? Confira os ingredientes que irá precisar para fazer a sua deliciosa versão fit. É fácil e rápido.

Ingredientes

1 ovo

2 colheres de sopa de polvilho azedo

1 clara

1 colher de sobremesa de iogurte desnatado

1 colher de sopa de água

3 fatias de mussarela light

1 pitada de sal

Modo de preparo

Coloque no liquidificador todos os ingredientes, exceto a mussarela. Bata até a massa adquirir aspecto homogêneo. Preaqueça a frigideira antiaderente em fogo médio e, em seguida, coloque nela ¼ da massa. Deixe dourar os dois lados da massa e acrescente a mussarela. Quando derreter, despeje o resto da massa.

Você sabia que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda ingerir um litro de leite por dia para alcançar a quantidade ideal de cálcio? Pois saiba que o queijo mussarela está entre os três que mais tem cálcio, proteína e menos gordura em sua composição.

Quer uma receita menos sofisticada? Confira outra opção para preparar o seu pão de queijo fit. A receita é ideal para os dias em que você está com bastante pressa e não conta com muito tempo na cozinha.

Ingredientes

1 ovo

2 colheres (sopa) de tapioca

1 colher (sopa) requeijão light

1 pitada de sal

Modo de preparo

O primeiro passo é colocar todos os ingredientes em um prato e misturar até que assumam uma textura homogênea. Depois aqueça em fogo baixo a frigideira, sem azeite ou manteiga. Acrescente a massa e doure dos dois lados. Após esse procedimento, o pão de queijo fit estará pronto para servir.

Vale ressaltar que a farinha de tapioca é rica em carboidratos refinados, que quando consumidos são transformados em açúcar e, posteriormente, em energia para o organismo. Outra vantagem é não conter gliadina, presente no glúten e que pode causar inflamações e aumentar retenção de líquido no corpo.

A farinha de tapioca também não contém gordura ou açúcar. Ou seja, é uma das melhores opção para quem deseja substituir a farinha de trigo do cardápio.

E aí, o que achou das receitas de pão de queijo fit? Deixe o seu comentário! Também aproveite para conferir outras receitas que o Doutíssima traz todos os dias para você.