Bem-Estar > Motivação

Conheça as melhores plantas para ambientes fechados

Por Redação Fortíssima 27/04/2016

Trazer harmonia, suavizar o ambiente e melhorar a acústica do local são apenas algumas das vantagens de ter um espaço verde dentro de casa. Entre tantas opções, no entanto, pode ficar até difícil saber qual levar. A dica é ter cuidado e focar em plantas para ambientes fechados. Acredite, pode fazer toda a diferença.

plantas para ambientes fechados

O antúrio é uma planta bonita e que se adapta muito bem a ambientes internos. Foto: iStock, Getty Images

As 5 melhores plantas para ambientes fechados

Plantas que não precisam de luz direta e podem ser cultivadas em vasos são recomendadas para ambientes fechados. Elas podem ser ornamentadas com cachepôs, suportes de ferro e vasos para dar aquele toque especial na decoração da sua casa. Se você está na dúvida de qual comprar, confira a lista que preparamos.

Antúrio e seu estilo vintage

Essa planta é tradicionalmente usada dentro de casa com vasos. Suas folhas em formato de coração trazem para o seu lar aquele toque vintage. Suas flores podem ser de diversas cores, embora a maioria varie entre tons de vermelho.

Essa planta não precisa sol direto. Em dias muito quentes, borrife água em suas folhas e mantenha o solo úmido. Tome cuidado para não deixar o solo encharcado, para que as raízes não apodreçam.

Jiboia: sombra e solo fresco

A planta jiboia é uma espécie de clima tropical e bastante usada para decoração. Ao longo de suas folhas de tonalidade de verde mais claro, é possível observar alguns filetes de cor branca.

Essa planta pode ser cultivada na sombra ou meia-sombra de outras espécies, como pendente ou para se agarrar e crescer como se fosse uma trepadeira. Seu solo também precisa estar úmido, mas não encharcado.

Palmeira-ráfia, uma espécie resistente

Quando plantada em vasos maiores, a palmeira-ráfia, pode chegar até dois metros de altura e está entre as plantas para ambientes fechados mais resistentes, pois precisa de poucos cuidados para se manter saudável.

Quando o plantio é feito em um solo adequado, a adubação deve ter o intervalo de um ano, no mínimo. A rega deve ser feita a cada 15 dias e no inverno é recomendado que seja feita uma vez no mês.

Cactos e a sua praticidade

De diversos tamanhos, fáceis de serem encontrados no mercado e sem a necessidade de cuidados intensos, os cactos são excelentes para quem não tem muito tempo para dedicar a jardinagem.

A frequência da rega não pode ser maior que entre sete e dez dias, pois a planta é típica de climas desérticos. Ou seja, água demais faz muito mal. Se a sua casa tem um ambiente que recebe sol a maior parte do tempo, coloque o cactos lá. Essa espécie pode e necessita de luminosidade assim para ficar ainda mais bonita.

Clorifito combina com ar condicionado

Muito utilizado para a decoração devido ao seu porte físico (que chega a até 20 centímetros, no máximo) e por suportar ambientes com ar condicionado. A planta tolera temperaturas e luminosidade intermediárias. Excesso de sol pode causar queimaduras em suas folhas, seu solo deve estar úmido e no inverno deixe ficar levemente seco para regar novamente.

E aí, já sabe em quais plantas para ambientes fechados apostar? Conte para a gente!