Nutrição > Receitas

Na marmita: veja como fazer 3 tipos de receita vegana

Por Redação Fortíssima 27/04/2016

Você resolveu adotar uma dieta livre de qualquer produto de origem animal, nem que seja apenas para experimentar? Diferente do que muita gente pensa, é possível variar o cardápio e adicionar sabor à rotina. Opções de receita vegana não faltam para incluir na sua marmita diária. Basta se programar e dedicar um pouco do seu tempo.

O que define uma alimentação vegana

O veganismo é um tipo de dieta vegetariana que exclui carne, ovos, produtos lácteos e todos os outros ingredientes de origem animal. A principal diferença é que os vegans estendem a definição para além de simples escolhas alimentares.

Eles também evitam o uso de todos produtos pessoais e domésticos testados em animais. Não apoiam ainda a compra e o uso de todo e qualquer vestimenta de origem animal, como tecidos de couro, peles e lã.

Estilo de vida que cada vez ganha mais adeptos, pesquisas vêm demonstrando que ele pode ser realmente benéfico – e não apenas do ponto de vista ético. Um estudo realizado pelo Cancer Research UK indica que vegans ganham menos peso à medida que envelhecem, se comparados aos que comem carne e seus derivados.

O resultado não chega a surpreender, já que os alimentos consumidos tendem a possuir menos gordura, em especial as saturadas, e muito mais fibras. Em resumo, vale a pena apostar em algumas receitas desse regime mesmo que você não pretenda abandonar a carne por completo.

receita vegana de hambúrguer

O hambúrguer vegano é uma opção leve e saborosa para um almoço rápido. Foto: iStock, Getty Images

Receita vegana para o almoço

Está convencido a adotar uma alimentação livre de carne? Veja três tipos de receita vegana que são perfeitas para a hora do almoço ou jantar.

Feijoada vegana

Ingredientes

2 xícaras de feijão

1 xícara de glúten picadinho

1 pimentão vermelho em cubinhos

1/2 nabo em cubinhos

1 cenoura picadinha

1/2 berinjela picadinha

1/2 coco seco picadinho e frito em óleo vegetal

1 canela em pau

1/2 colher de pimenta calabresa desidratada

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes na panela de pressão e cubra com água. Enquanto isso, coloque o alho picadinho em azeite e depois adicione a mistura da panela de pressão quando estiver no ponto correto. Deixe ferver por alguns minutos, para engrossar o caldo. Está pronto para servir.

Hambúrguer vegano

Ingredientes

1 batata cozida

1 cenoura

1 abobrinha

Sal e temperos a gosto

Modo de preparo

Rale a cenoura e a abobrinha, amasse a batata e misture com os temperos. Se quiser, pode colocar azeitonas picadas também. Para dar liga, polvilhe farinha de mandioca. Molde em formato de hambúrguer e empane com gérmen de trigo. Feito isso, é só fritar ou assar, conforme for de sua preferência.

Quibe de proteína de soja

Ingredientes

2 xícaras de trigo para quibe

2 cebolas bem picadinhas

3 dentes de alho moídos

1 xícara de proteína de soja fina

1 pimentão verde picado

1 ramo de hortelã picado

1 ramo de salsinha picada

1/2 xícara de farinha de mandioca

Sal e cominho a gosto

Modo de preparo

Em uma panela aqueça água e coloque o trigo e a proteína de soja. Deixe hidratar por cinco minutos e depois escorra e esprema bem. Junte todos os ingredientes até que estejam bem encorpados. Unte uma fôrma e coloque a massa. Deixe assar até as laterais do quibe desgrudarem da forma. Está pronto para saborear.

E aí, de qual receita vegana você mais gostou? Aproveite para fazer em casa e depois conte para a gente. Quer mais dicas? Faça uma busca no site e encontre diversas outras opções para compor a sua dieta.