Beleza > Cabelos

Aposte no undercut desenhado para modernizar o look

Por Redação Fortíssima 29/04/2016

Direto dos anos 80, o undercut voltou com tudo – e para ficar. A hairstylist Natacha D’Alessandro, da Galeria Recorte, aponta que o corte raspado é ideal para quem busca um estilo moderno e levemente agressivo. Se a proposta for ir além, vale apostar na versão desenhada, em que a região raspada forma uma figura específica.

“Totalmente democrático, o corte pode ser feito em todos tipos de cabelo e o formato depende apenas do gosto e da ousadia de cada um. Vale apostar nos fios mais fininhos, feitos por máquinas altas, até nos mais ousados, feitos com máquina zero, raspando toda a lateral da cabeça”, aponta a especialista.

undercut desenhado

Undercut desenhado é opção para um visual ousado e moderno. Foto: Instagram, Reprodução

Dicas para arrasar no undercut

Natacha lembra que o undercut não possui restrição de gênero: homens e mulheres podem aderir. “O mais importante é ter o cuidado de refazê-lo ao menos uma vez por mês, mesmo que o corte do cabelo ainda esteja legal, pois a parte raspada geralmente cresce mais rápido e o efeito vai mudando”, orienta.

Outro aspecto interessante é que as diferentes estruturas de cabelo – enrolado, liso ou crespo – possibilitam que o undercut tenha sempre um aspecto particular de pessoa para pessoa. O próprio volume dos fios permite looks diferentes, de modo que é possível estilizar o corte para deixá-lo mais ou menos chamativo.

Dependendo da quantidade de cabelo, você pode esconder o undercut, um truque que garante a possibilidade de variar de acordo com a sua vontade, recorda a hairstylist. Ou seja, ainda dá para manter o visual antigo quando a ideia não for ousar por completo.

Para quem gosta do undercut, mas não tem coragem de passar a máquina dos fios, Natacha tem uma sugestão mais prática. “Você pode simplesmente prender com um grampo, puxando o cabelo todo para o lado, o que garante um efeito legal e cria todo um estilo para arrasar numa noite especial”, sugere.

Undercut desenhado é opção

Se antes o undercut era diretamente relacionado à cultura punk, hoje não é mais exclusividade desse estilo. Nos anos 80, Cindy Lauper ajudou a popularizar o corte. Durante os shows, ela aparecia com versões que misturavam cores e texturas. Mas ao longo do tempo, o modelo ganhou variações ainda mais arrojadas, a exemplo do desenhado.

No undercut desenhado, o cabelo não é totalmente raspado: alguns fios permanecem em relevo para formar um desenho. O efeito acontece por meio do contraste entre a pele e as madeixas restantes. As possibilidades são amplas: há quem opte por palavras, formas geométricas, símbolos ou até mesmo figuras abstratas. Quem escolhe é você.

Inspirações também não faltam se a sua criatividade estiver em baixa. Eu diria que este estilo de cabelo é o queridinho das adolescentes e também faz a cabeça de famosas e adeptas de um visual mais moderninho e despojado”, resume a hairstylist. Ela menciona, inclusive,  boas referências.

“A Lourdes Maria, filha da cantora Madonna, já foi vista muitas vezes desfilando pelas ruas de Nova Iorque, nos Estados Unidos, com um belo e acentuado undercut, da mesma forma que a cantora a Rihanna, que adora esse corte. Elas, inclusive, já apostaram em alguns formatos com desenhos”, lembra. Por isso, se você pensa em raspar os fios, a hora é agora.

E você, o que acha do corte undercut? Usaria o cabelo assim? Conte para a gente! Se essa não é a sua praia, aproveite para ficar ligada em outras dicas de cabelos.