Nutrição > Receitas

Falso lombo pode ser feito com receita simples

Por Redação Fortíssima 29/04/2016

Quando você precisa fazer um almoço ou jantar especial e só tem carne moída em casa, encontrar a receita certa pode fazer toda a diferença. O falso lombo, por exemplo, costuma ser uma saída prática, que permite usar como recheio ingredientes que todo mundo costuma ter em casa. Os convidados certamente vão adorar.

Opções de recheios para falso lombo

O falso lombo é também conhecido como rocambole de carne. Ele pode ter muitas variações, tudo depende dos recheios eleitos. É possível soltar a imaginação e desenvolver uma combinação própria com os ingredientes que você tem em sua casa. A ideia é que o prato fique com a sua cara.

Por conta disso, pode ser uma receita bastante econômica, já que não será necessário ir ao supermercado em busca dos elementos da receita. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 34% dos brasileiros desejam justamente isso: conveniência e praticidade na alimentação.

Quem deseja algo mais saudável e com menos calorias pode recheá-lo com legumes, por exemplo. Tomate, cebola, cenoura, abobrinha e berinjela são excelentes opções, basta fazer um refogado.

Como opção leve, outra alternativa é fazer uma pasta com ricota e salsinha e temperar a gosto. Se você não se preocupa com as calorias do recheio, vale a pena apostar no sempre convidativo bacon com queijo. Há ainda inúmeras outras opções: linguiça calabresa, presunto e salsicha.

Quem deseja algo mais gourmet também tem vez. Cogumelos são uma opção deliciosa, assim como incorporar um sabor agridoce à receita. Se quiser isso recorra a frutas secas combinadas com catupiry, nozes e damasco. Castanhas, maçã e mel também são parcerias que deixam qualquer convidado com água na boca.

falso lombo

A versão com legumes é sempre uma boa pedida. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar o falso lombo

Você vai precisar de poucos ingredientes para preparar esse receita. Lembrando que pode rechear de acordo com seu gosto e criatividade. Veja como fazer um falso lombo.

Ingredientes

800 g de carne moída

Sal ou a gosto

1 ovo

2 dentes de alho

¼ de cebola

½ xícara de farinha de rosca

tempero verde a gosto

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma vasilha e reserve por 15 minutos, para a massa descansar. Feito isso, estenda um pedaço de plástico filme e jogue um pouco de farinha de rosca em cima para enrolar a massa. Abra a massa em cima do plástico em uma camada. Coloque o recheio desejado e enrole como um rocambole.

Coloque em uma assadeira e passe um pouco de manteiga em cima da massa para não ressecar. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno por uma hora, mais ou menos. Depois de meia hora. remova o papel alumínio e deixe assar o restante do tempo.

E aí, ficou com água na boca? Depois nos conte como ficou a receita de falso lombo. Todos os dias o Doutíssima traz novas opções para incrementar a sua cozinha.