Beleza > Moda

Fique por dentro das tendências e tudo que rolou na SPFW

Por Redação Fortíssima 29/04/2016

Uma maratona de desfiles, os mais badalados estilistas e celebridades por todos os lados. Essa é a fórmula que deu o tom da 41ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW). Com início no dia 25 de abril, o megaevento encerra nesta sexta-feira, dia 29.

Durante a semana de desfiles no Pavilhão da Fundação Bienal, que fica no Parque Ibirapuera, não faltaram novidades nas passarelas. Para se ter uma ideia, sete novas marcas se apresentaram: A.Brand, À La Garçonne, Amir Slama, Cotton Project, Murilo Lomas, Vix e a capixaba Amabilis. Isso sem falar daquelas já consagradas.

O que ficou evidente na temporada é que a moda assume de vez sua independência das estações do ano: do beachwear às peças de inverno, as mais variadas tendências ganharam espaço. Vale a pena conferir o que rolou.

SPFW

Marina Ruy Barbosa posa ao lado da estilista Patricia Bonaldi. Foto: Instagram, Reprodução

Veja 3 tendências da SPFW para o seu dia a dia

Com o tema Mãos que valem ouro, a SPFW celebrou a capacidade humana de colocar a mão na massa e se reinventar de tempos em tempos. Afinal, o período é de intensas transformações.

“Somos todos protagonistas de um novo ciclo que se inicia. Mais do que nunca temos a oportunidade de potencializar e compartilhar verdades, essências, experiências”, afirma Paulo Borges, diretor criativo do evento.

Embora nem sempre o que se vê nas passarelas seja levado de forma literal para as produções do dia a dia, há sempre uma maneira de adaptar. Confira uma seleção de trends da SPFW que pode facilmente ajudar a compor o seu look do escritório, a roupa do jantar ou até mesmo de festa.

Maxipeças e tecidos leves

A tendência oversized segue em alta para os meses de inverno. No desfile de abertura da SPFW, Lilly Sarti mostrou todo o poder das peças gigantes, que proporcionam um toque fashionista ao look. Uma boa aposta para os dias de frio é o maxicardigã – que vai até os pés. Trata-se daquela peça simples, mas que transforma qualquer composição básica.

As peças românticas, suaves e esvoaçantes também tiveram espaço garantido. O mix de tecidos como seda, camurça  e jacquard deve permanecer em alta na próxima estação. Vale usar sem medo.

SPFW

Os tecidos esvoaçantes de Lily Sarti. Foto: Instagram, Reprodução

Tênis e oxfords

Tanto nas passarelas quanto nos pés das it girls que foram ao evento, a SPFW consagrou o tênis como a peça hit de 2016. Os modelos statement são os todo em branco ou com uma plataforma. Destaque para o estilo sportwear, que segue em voga.

No desfile da grife Apartamento 03, quem ganhou os holofotes foi o modelo oxford – também no estilo flatform – com saltinho. Anotou aí?

SPFW

Camila Coelho. Foto: Instagram, Reprodução

Bordados e estampas

O trabalho manual é cada vez mais valorizado no cenário da moda, algo que ficou evidente na SPFW. Além da grife Pat Bo, da estilista Patrícia Bonaldi, que já tem os bordados como traço característico, outras marcas também apostaram nos detalhes artesanais como forma de valorizar as peças. Paula Raia foi uma delas.

As estampas também não poderiam faltar. Listras, poá, quadrados e toda vibe nos anos 80 apareceu traduzida nos desfiles de Reinaldo Lourenço e À Lá Garçonne, mostrando que as referências pop do período continuam em alta na moda . Não tenha medo de inserir as prints no seu dia a dia.

SPFW

Os bordados de Pat Bo. Foto: Instagram, Reprodução

Celebridades na SPFW

Uma semana de moda nunca está completa sem alguns rostinhos conhecidos na primeira fila dos desfiles – e na SPFW não poderia ser diferente. Foram várias as celebridades que apareceram para conferir as últimas tendências da moda.

Blogueiras como Thássia Naves, Camila Coelho e Camila Coutinho, algumas das mais conhecidas do país, foram presença marcada ao longo do evento. Personalidades do meio artístico também compareceram: Gabriela Pugliesi, Monica Iozzi, Fernanda Keulla, Sophia Abrahão, Carol Oliveira e até a mais recente vencedora do BBB, Munik.

E você, acompanhou a SPFW? O que achou dos looks e dos desfiles? Deixe um comentário.