Beleza > Moda

Nada demodê: roupas e acessórios que retornaram à moda

Por Redação Fortíssima 29/04/2016

Seja por meio de revistas, sites ou redes sociais como o Instagram, atualmente há inúmeras possibilidades para ficar de olho no universo da moda. Assim, as transformações podem ser acompanhadas com rapidez: se em um dia uma peça é considerada démodé e brega, no outro ela pode virar elemento hit e adorado pelas fashionistas.

Mas por que esse processo de reciclagem é tão recorrente no cenário fashion? Bruna Magda Michel, professora de moda do Senac, é quem explica melhor. Para ela, não são as roupas que entram ou saem de moda, mas sim as novas tendências que se inspiram naquilo que já foi sucesso. O resultado é um look repaginado e atual. 

démodé

Macacão voltou a ser peça fashion, como mostra Pugliesi. Foto: Instagram, Reprodução

Peças démodé que retornam em 2016

Exemplos não faltam para comprovar a teoria de Bruna. Só falando em itens reformulados a partir de tendências dos anos 80, a lista de roupas e acessórios é extensa. Duvida? Confira as peças demodê que já retornaram às passarelas e podem invadir seu look neste ano.

Pantacourt

Hit dos anos 70, a pantacourt voltou aos holofotes e já dominou os looks de blogueiras como Camila Coutinho e Lala Rudge. Ela é semelhante à pantalona, mas com o diferencial que corte fica na altura das canelas. Na nova versão, ela se apresenta em tecidos leves e esvoaçantes. A dica é usar com blazers, salto alto e camisas elegantes.

démodé

Camila Coutinho. Foto: Instagram, Reprodução

Pochete

Ela foi, por muito tempo, classificada como acessório brega. Mas deu a volta por cima: nos recentes desfiles de grifes como Chanel, Moschino e Alexander Wang, a pochete virou símbolo de fashion statement, por meio de novas texturas, estampas e adornos. As ousadas podem usar com vestidos, calças skinny e saias.

démodé

Thaila Ayala. Foto: Instagram, Reprodução

Macacão jeans

A jardineira, badalada nos anos 80, também recuperou seu apelo fashion. Agora característica do street style, a peça ganha novos contornos , podendo ser utilizada com regatas e camisetas estampadas com listras ou desenhos. A dica é apostar nela para compor um look arrojado e, ao mesmo tempo, casual.

démodé

Camila Coelho. Foto: Instagram, Reprodução

Pantalona

 

Democrática, a calça pantalona ou flare é aquela que remete ao visual hippie: cintura alta e bem marcada e barra mais ampla a partir dos joelhos. Na releitura atual, porém, ela é menos caricata – com a barra menos arredondada – e mais sofisticada. Se combinada com uma camiseta elegante e um scarpin, é alternativa até para o office look.

 

démodé

Camila Coutinho. Foto: Instagram, Reprodução

Como reutilizar peças démodé

Uma preocupação recorrente na hora de utilizar uma peça que até pouco tempo era démodé é, definitivamente, como lançar mão do item sem ficar brega. A boa notícia é que, atualmente, a moda valoriza justamente a possibilidade de experimentar sem medo. “Já não existe mais o certo ou o errado, mas sim a questão do bom senso”, confirma Bruna.

Por isso, o mais importante é permanecer fiel ao seu estilo e considerar o evento em questão. Mas mesmo no caso de um encontro mais elegante, as peças sempre podem ser adaptadas. “Se a pessoa se encaixa no estilo retrô, ele poderá aparecer em todas as ocasiões”, aponta a especialista. O próprio termo démodé é que está ultrapassado.

E você, gosta de repaginar peças que eram démodé? Conte para a gente! Fique de olho também em outras dicas de moda que o Doutíssima traz todos os dias.