Bem-Estar > Qualidade de vida

Conheça animais exóticos que podem ser de estimação

Por Redação Fortíssima 01/05/2016

Quem disse que os animais de estimação precisam ser peludos e fofinhos? Para quem gosta daqueles mais exóticos, existem bichos bem diferentes que podem ser criados em casa no Brasil.

Mas é importante sempre se informar sobre o que diz a legislação e quais são os cuidados diários que você precisa ter. A maioria das espécies exóticas precisa de autorização do Ibama, o que pode tornar a adoção cara e demorada. 

animais

Bichinhos exóticos como a iguana exigem ainda mais atenção e cuidados especiais. Foto: iStock, Getty Images

Animais exóticos para ter em casa

O sagui é um dos animais exóticos mais populares como pet. O macaquinho chega a dez centímetros de altura e se adapta bem à domesticação quando criado desde pequeno em casa. É importante comprar esse bichinho apenas de criadores que têm autorização do Ibama para vender. Além de banana, a alimentação também deve ter rações balanceadas.

Outra opção bastante comum é a chinchila. Da classe dos roedores, ela tem hábitos noturnos, é muito dócil e de fácil adaptação ao dono. Pesa entre 80 e 300 gramas, medindo 20 a 30 centímetros de altura e vive cerca de 15 anos. Sua alimentação é baseada em ração específica e frutas como maçã, pera e uva passa. Além disso, precisa de espaço e exercícios.

Para os amantes de aves, a cacatua é uma opção para ter em casa. Além de lindas e elegantes, são dóceis, muito inteligentes e vivem até 80 anos, mas também são bastante caras. Se você está pensando em criar uma, prepare o bolso para gastar em média R$ 8 mil.

O furão também pode ser um animal de estimação. Bastante agitado, brincalhão e curioso, ele precisa de espaço e não pode viver em locais muito quentes, mas também não suporta frio extremo. Ele vive em torno de dez anos e tem a entrada no Brasil bem controlada pelo Ibama.

A iguana está entre os animais exóticos de estimação mais comuns. Os cuidados são fáceis e existem rações especializadas para esses bichinhos. Mas eles também são sensíveis a muito calor e ao frio extremo.

Já pensou em ter uma aranha de estimação? Para quem gosta da classe de aracnídeos, é possível ter uma tarântula em casa. Ela é fácil de cuidar, pode viver em um compartimento de vidro, como um aquário, e basta dar insetos para sua alimentação. Além disso, não é venenosa para humanos.

Para aqueles que querem um animalzinho não tão diferente, o mini pig é uma das sensações do momento. É inteligente e dócil, uma boa companhia assim como os cachorros. A manutenção mensal para cuidar do porquinho fica em média de R$ 300 e o seu tamanho e higiene dependem do espaço onde vivem.

Cuidados mais importantes

O cuidado mais importante ao comprar um animal exótico é conferir se o vendedor tem licença do Ibama para a venda e procriação. Assim, é possível garantir que os bichinhos têm uma boa procedência e são bem tratados, além de ajudar a combater o mercado ilegal de compra e venda de animais silvestres.

Após confirmar a legalidade do animal no país e também do vendedor, é fundamental procurar informações sobre o bichinho. Como é a sua sociabilidade, requisitos de alimentação, higiene, habitação ideal, sociabilidade, cuidados com veterinário e despesas em geral.

E você, já pensou em ter em casa animais exóticos? Deixe o seu comentário!