Bem-Estar > Qualidade de vida > Slider Home

Cuidado, excesso de trabalho pode causar danos psíquicos

Por Redação Fortíssima 01/05/2016

Em uma data que celebra o trabalhador de todas as áreas, nada melhor que conhecer algumas dicas para não deixar que o excesso de trabalho prejudique a saúde e a qualidade de vida. Afinal, longas jornadas, pouco tempo de almoço e muitas demandas para resolver em pouco tempo ainda são problemas comuns.

Apesar da busca constante por um espaço no mercado, é preciso ter cuidado para que a sobrecarga não acabe causando problemas mais graves do que apenas o cansaço e estresse, já encarados como sintomas comuns.

Prejuízos que o excesso de trabalho pode causar

A maioria dos problemas mentais está associado a desequilíbrios emocionais causados pelo estresse. O excesso de trabalho, sem ter tempo para outras atividades e para momentos de lazer, é uma de suas principais fontes. Com isso, a mente fica conturbada e estimula o corpo de forma negativa, o que contribui para o desenvolvimento de doenças.

Não é à toa que pessoas que passam a maior parte do tempo trabalhando ou se preocupando com assuntos relacionados apresentam dificuldade em relaxar. Uma pesquisa realizada pela Agência de Saúde Pública de Barcelona, na Espanha, revelou que jornadas maiores que 40 horas semanais podem causar problemas físicos e emocionais graves.

As mulheres são as mais afetadas. O estresse, que envolve sintomas como dores de cabeça, insônia, gastrite, diarreia, queda de cabelo e alterações menstruais, é o problema mais comum. Já a depressão, a ansiedade e os problemas cardíacos são consideradas mais sérios.

excesso de trabalho

Excesso trabalho pode causar ansiedade, cansaço físico e mental e até depressão. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, pode ocorrer o agravamento de problemas já existentes, como a hipertensão e o aumento do consumo de cigarros.Também é muito comum o surgimento de alterações hormonais e psicológicas.

Ainda de acordo com o estudo, realizado durante um ano com cerca de 2.800 pessoas de diferentes ramos e classes sociais, 17,1% das mulheres analisadas ultrapassam a jornada de 40 horas semanais, considerada normal ou até mesmo mínima no Brasil.

A pesquisa também apontou que, além do excesso de trabalho, o ambiente inadequado, a insatisfação com o emprego, os baixos salários e as horas extras contribuem para o aumento dos problemas.

Como deixar a rotina mais leve

Além de diminuir a carga horária e o excesso de trabalho, é preciso buscar formas de relaxar e se desligar dos problemas profissionais, encontrando um equilíbrio entre os afazeres do emprego e outras necessidades.

Tirar um tempo para ficar sozinho e fazer uma avaliação sincera das atividades que ocupam a rotina pode ajudar a iniciar uma mudança. É fundamental reservar um tempo para momentos de lazer e para fazer o que gosta, seja ficar com a família e amigos, praticar exercícios físicos ou manter um hobby.

Terapias alternativas para amenizar o estresse e desgaste mental também são bem-vindas, como a ioga e a meditação, por exemplo. O ideal é encontrar as atividades certas para cada pessoa, que ajudam a descarregar a tensão, aliviar a ansiedade e proporcionar bem-estar.

E você, costuma sofrer com o excesso de trabalho? Conte para a gente as suas experiências! Também aproveite para acompanhar as dicas de qualidade de vida que o Doutíssima traz todos os dias.