Filhos > Gravidez e Filhos

Bebê no quarto do casal? Veja dicas para decorar o ambiente

Por Redação Fortíssima 02/05/2016

Nos primeiros meses de vida, nada melhor do que ter o bebê sempre por perto. É por isso que muitos pais optam por criar o cantinho do recém-nascido no quarto do casal. Para deixar o espaço ainda mais especial, vale dar atenção especial aos detalhes.

O primeiro aspecto a ser considerado é que o espaço do bebê deve ser demarcado, para que fique bem aconchegante e prático. A organização também tem papel importante quando falamos em juntar dois ambientes em um: é necessário ter um local para colocar as roupinhas, fraldas e pomadas. Com isso em mente, é só colocar a mão na massa.

quarto do casal com o bebê

Espaço do bebê precisa ser aconchegante. Foto: iStock, Getty Images

Como decorar o quarto do casal para o bebê

Antes de começar a decorar, faça uma lista dos itens do bebê que precisam ir para o quarto. O primeiro deles é o berço. É em torno dele que será desenvolvido todo o espaço da criança. É claro que tudo depende também do tamanho do quarto em questão. Caso haja um cantinho sobrando, o ideal é manter também uma cômoda e uma cadeira de amamentação.

Já o trocador não é uma necessidade: ele ocupa muito espaço desnecessário, sendo que você pode tranquilamente fazer a troca de fraldas na cama do casal. Prefira reservar um canto de prateleiras no armário ou investir em uma pequena estante para poder organizar os itens de higiene do bebê.

Outra peça interessante é o tapete antialérgico. Se puder, coloque um no chão do quarto – ele vai ajudar a reduzir o barulho dos passos no ambiente, o que é ideal caso você queira se locomover à noite sem acordar o pequeno. Depois desses cuidados mais pragmáticos, você pode se aventurar pelos detalhes decorativos do quarto.

A sugestão é separar visualmente o lado do bebê e do casal. Isso pode ser feito de diversas formas: vale pintar a parede atrás do berço ou colar um papel de parede com temática infantil. As almofadas também podem ganhar cores semelhantes aos utensílios do bebê, garantindo harmonia e aconchego na decoração.

Caso não disponha de espaço no armário, a alternativa é apostar em caixas organizadoras coloridas para colocar os itens da criança. Cuidado para não misturar as suas roupas ou remédios com os dela. Organização é fundamental em um quarto compartilhado.

Detalhes no espaço do bebê

Para um recém-nascido, tudo é novidade. Por isso, a decoração vai além do aspecto estético: ela auxilia no desenvolvimento da criança e em suas primeiras descobertas sobre o mundo externo. Mas também é preciso cuidado com o excesso de informação. Evite exagerar colocando inúmeros acessórios decorativos coloridos.

A sugestão é apostar em itens como bibelôs e móbiles que emitam sons agradáveis e suaves. As próprias cores da mobília também devem ser, preferencialmente, mais sutis: verde, azul, rosa e lilás em tons claros são boas alternativas para pintar o enxoval, pois são cores relaxantes.

Para evitar ácaros e alergias, o quarto também deve ser bem arejado. Certifique-se de abrir as janelas durante o dia para a circulação do ar . Assim, você proporciona máximo conforto ao seu bebê.

E aí, gostou das dicas de como decorar o quarto do casal para receber o bebê? Deixe o seu comentário!