Bem-Estar > Motivação

Livros para adolescentes: 5 booktubers para acompanhar

Por Redação Fortíssima 02/05/2016

Para os amantes da literatura, procurar dicas e opiniões antes de começar uma nova leitura é algo bastante comum. Com a internet, surgiram novas possibilidades de encontrar referências sobre as obras, principalmente com os chamados booktubers.

Através de vídeos, eles compartilham dicas e comentários sobre livros. Há quem diga que irão substituir os críticos de literatura, especialmente quando o foco é o público jovem, que prefere assistir uma produção rápida e divertida do que recorrer a longas resenhas escritas. 

Booktubers

Um jeito prático, divertido e mais jovem de buscar informações sobre livros. Foto: iStock, Getty Images

Principais booktubers brasileiros

O termo booktubers surgiu para descrever aqueles que produzem conteúdo sobre literatura no Youtube. Com os vídeos, as resenhas literárias se tornaram mais descontraídas e informais, com uma linguagem jovem. Além disso, os internautas podem comentar e discutir sobre as obras, compartilhando opiniões e trocando conhecimento.

Que tal conhecer alguns dos principais booktubers que fazem sucesso no Brasil? As dicas e opiniões com certeza facilitam a escolha pela próxima leitura.

Bruno Miranda (Minha Estante)

O canal tem quatro anos e conta mais de cinco milhões de visualizações. Os vídeos novos são postados a cada semana e trazem resenhas, dicas de novos autores e curiosidades. Para isso, Bruno lê até seis livros por mês.

Cabine Literária

São seis booktubers que compartilham opiniões e dicas no canal, com vídeos novos todos os dias sobre livros, HQs, filmes e séries. São mais de seis milhões de visualizações em quatro anos, com apresentações didáticas e com uma linguagem simples, voltada para adolescentes que gostam de literatura geek.

Pamela Gonçalves

Com mais de quatro milhões de visualizações, Pamela posta dois ou três vídeos semanais sobre livros, séries e filmes. Com foco no gênero juvenil, ela já grava vídeos sobre cultura pop há sete anos e agora está lançando o seu primeiro livro, O amor nos tempos de #Likes.

Tatiana Feltrin (The Tiny Little Things)

Uma das primeiras booktubers do Brasil, Tatiana criou seu canal no Youtube em 2007. Hoje já acumula quase 11 milhões de visualizações, publicando vídeos sobre livros e resenhas de diversos gêneros da literatura.

Eduardo Cilto (Perdido nos Livros)

Com bom humor e uma linguagem jovem, Eduardo traz paródias, resenhas literárias e indicações de séries. O canal já tem cerca de 3.200 milhões de visualizações e mais de 90 mil inscritos, com vídeos novos  publicados toda segunda-feira.

Outras formas de achar o livro ideal

Para os que anida não são adeptos aos vídeos dos youtubers literários, a internet também possibilita outras diversas maneiras de ficar por dentro dos lançamentos do mundo dos livros. Além dos tradicionais blogs de opinião, que trazem resenhas e comentários sobre as obras, existem as redes sociais direcionadas para os amantes da literatura.

Uma das mais conhecidas é o Skoob, uma rede colaborativa em que o usuário pode montar uma biblioteca virtual com livros lidos e desejados, além de escrever resenhas e classificar as obras com notas. Já o Widbook é direcionado para o compartilhamento gratuito de e-books independentes. Os participantes podem escrever textos, ler novidades e publicar críticas.

Esse artigo fez você lembrar de alguém? Aproveite e compartilhe!