Exercícios > Fitness

Rotina alimentar pode ser a chave da motivação para treinar

Por Redação Fortíssima 03/05/2016

Quem nunca ficou com preguiça de ir à academia que atire a primeira pedra. Só de pensar no cansaço que vai sentir durante os exercícios já dá aquela vontade de ficar em casa. Mas você sabia que os alimentos consumidos ao longo do dia podem fazer a diferença na motivação para treinar? Tudo depende de fazer as escolhas certas.

Impulsione sua dopamina

Baixos níveis de dopamina podem levar à falta de motivação, fadiga, comportamento viciante, alterações de humor e perda de memória. Muitos desses fatores são capazes de levar você a não correr atrás de seus objetivos e ficar cada dia mais sedentário. 

A dopamina é um neurotransmissor que atua de forma central na motivação, produtividade e foco. Além de simplesmente fazer você se sentir bem, ela ajuda a controlar o peso, níveis de energia e dar suporte ao cérebro e à saúde do coração. Sem ela, a vida teria mais gordura, infelicidade e cansaço.

Em um estudo publicado na revista Nutrition & Metabolism, pesquisadores sugerem que o cérebro usa dopamina para dizer ao corpo quando parar de comer. Ou seja, se você souber como aumentar os níveis da substância no organismo, é possível estar no comando. A melhor parte? isso pode ser feito apenas comendo os alimentos corretos.

motivação para treinar

A dopamina pode ser o segredo para aumentar o ânimo na hora dos exercícios físicos. Foto: iStock, Getty Images

Alimentos que aumentam a motivação para treinar

A produção de dopamina é impulsionada pelo consumo de alguns alimentos, especialmente aqueles que contêm o aminoácido tirosina. Veja alguns deles e saiba como potencializar a sua motivação para treinar:

  1. Proteínas

Proteínas são ricas em aminoácidos, que são necessários para a produção de dopamina. Inclua alimentos como peixe, ovos, frango, peru e carne vermelha para fornecer ao corpo os aminoácidos adequados.

Já os produtos derivados de soja, como tempeh e miso, além de outras leguminosas, são consideradas proteínas incompletas, mas formam proteínas completas quando consumidos em combinação com grãos. Vale a pena experimentar.

  1. Vegetais

Certos produtos hortícolas, em particular, são excelentes fontes de aminoácidos. Por exemplo, a beterraba fornece a chamada betaína. Alcachofras e abacates também são vistos como elevadores nos níveis de dopamina.

3. Frutas

As bananas são uma importante fonte de tirosina. Já as maçãs são recomendadas por serem ricas em quercetina, um antioxidante potente que ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas, desencadeando produção de dopamina no cérebro. Morangos, amoras e ameixas secas também entram na lista.

4. Nozes e sementes

Amêndoas cruas, gergelim e sementes de abóbora ajudam a regular os níveis de dopamina. Manteiga de amêndoa ou tahine, uma pasta feita de sementes de gergelim, são ainda excelentes fontes de aminoácidos necessários ao corpo.

E você, o que faz para aumentar a motivação para treinar? Conte para a gente! Também vale incluir nossas dicas na alimentação.