Dica do Nutricionista > Nutrição

Conheça os perigos do jejum intermitente de Deborah Secco

Por Redação Fortíssima 04/05/2016

O físico da atriz Deborah Secco – que já engordou, emagreceu e ficou sarada para interpretar diferentes personagens como atriz – sempre esteve nos holofotes. Recentemente, no entanto, seu corpo virou alvo de polêmica: duas semanas após o nascimento de Maria Flor, sua filha, ela já havia perdido os nove quilos que ganhou na gravidez, resultado de um jejum intermitente.

Tudo começou quando, em entrevista à Revista Glamour, ela revelou como foi feita sua dieta, prescrita pela nutricionista Fernanda Muller aos seis meses de gravidez. Era um cardápio com poucos carboidratos e mais gordura, em que podia comer até ficar saciada – mas só quando realmente estivesse com fome. Assim, chegava a ficar até 23 horas sem se alimentar.

Após a declaração, a atriz e sua nutricionista foram alvo de críticas. Por isso, fizeram questão de esclarecer um equívoco: o jejum foi feito somente após o parto. Durante a gestação, Deborah garante que não se preocupou em engordar ou não.

jejum intermitente

Deborah Secco aderiu ao jejum intermitente para uma sessão de fotos. Foto: Instagram, Reprodução

Entenda como é feito o jejum intermitente

No jejum intermitente, a regra inicial é que você só pode comer se estiver com muita fome. Ou seja, antes de devorar qualquer alimento, a ideia é se questionar se você comeria até aquilo que causa repulsa só de pensar. Se a resposta for não, a dica é seguir de estômago vazio. Caso contrário, você pode devorar o que quiser e sem contar calorias.

Deborah disse à publicação que, depois das 23 horas sem comer, ela chegava a ingerir seis bifes com queijo, quatro ovos e bacon. Todas as carnes são liberadas na dieta. Segundo a atriz, o alto nível de proteínas e gordura a faziam ficar saciada para o próximo período de jejum. O processo foi feito para que ela secasse para uma sessão de fotos.

Na gravidez ou não, longos períodos de jejum costumam ser desaconselhados pela maioria dos profissionais da saúde. A nutróloga Liliane Oppermann explica que pular refeições ou fazer jejum no dia seguinte após um episódio de comilança não necessariamente economiza calorias, ajuda a emagrecer ou manter o peso.

“É importante comer a cada três horas para manter os níveis de glicemia. Assim, você evita que na próxima refeição o consumo seja exacerbado”, aponta ela. De acordo com a nutróloga, ficar muito tempo em jejum também desacelera o metabolismo, o que faz você queimar menos calorias.

Por isso, o ideal é fazer refeições balanceadas e praticar atividades físicas para garantir o emagrecimento. É válido ressaltar que ficar muito tempo sem ingerir alimentos pode causar sérios desequilíbrios no organismo.

Há alterações de humor, sensação de fraqueza e cansaço, além da dificuldade de concentração, o que pode prejudicar seus rendimentos no trabalho e na vida social. Sem falar que o comportamento de compulsão do jejum intermitente poderia acarretar, futuramente, em outros transtornos alimentares.

Perigos das dietas da moda durante a gravidez

Conforme esclareceu a nutricionista de Deborah, a dieta da qual a atriz usufruiu na gravidez foi a paleolítica, em que são reproduzidos os hábitos alimentares dos nossos ancestrais. Portanto, produtos industrializados e processados ficam de fora. Mas esse cardápio também divide opiniões, por potencialmente sobrecarregar o nível de ingestão proteica.

Por isso, durante a gravidez, o ideal é que a mulher mantenha um cardápio personalizado, de acordo com as suas necessidades nutricionais particulares. O acompanhamento profissional é indispensável. Qualquer dieta da moda é totalmente desaconselhada.

E você, o que pensa sobre a polêmica? Deixe um comentário.