Nutrição > Receitas

Ginger ale: conheça e saiba como preparar a bebida

Por Redação Fortíssima 05/05/2016

O ginger ale é uma bebida muito comum nos países da América do Norte, mas pouco popular no Brasil. Acredita-se que ela possa ter inúmeros benefícios para a saúde devido ao seu poderoso ingrediente base: o gengibre. E o melhor é que esse líquido refrescante pode ser preparado em casa.

Benefícios do gengibre para a saúde

Na prática da medicina tradicional chinesa, o gengibre é frequentemente prescrito para diminuir a produção de gases intestinais e para relaxar os músculos lisos que revestem o aparelho digestivo. Mais especificamente, a sua ingestão já foi associada à diminuição de vertigens, náuseas e vômitos.

Um estudo publicado na revista Obstetrics and Gynecology descobriu que o gengibre pode efetivamente diminuir náuseas e vômitos durante a gravidez, mesmo em casos graves, em que fortes medicamentos são normalmente prescritos. Como era de se esperar, não houve efeitos colaterais adversos.

Já outro levantamento, esse publicado no International Journal for Food Sciences and Nutrition, sugere que o gengibre não só reduz os níveis de colesterol total, mas também reduz triglicérides e níveis de açúcar no sangue.

Quando feito de forma natural, o ginger ale possui ainda propriedades antioxidantes. Parece vago, mas com isso ele é capaz de eliminar radicais livres que podem ser provocados por reações metabólicas dentro do seu corpo.

Parece complicado? Saiba que os radicais livres podem danificar as células e desencadear quadros de artrite, cataratas e reumatismo. Ou seja, vale a pena investir no gengibre e suas propriedades.

Ginger ale

A bebida pode oferece inúmeros benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer ginger ale em casa

Convencida dos benefícios que o gengibre pode oferecer? Hora de separar os ingredientes que você vai precisar para preparar um refrescante ginger ale.

Ingredientes

2 copos de raiz de gengibre fatiada

4 copos de água filtrada

2 colheres de sopa de suco de limão

2 colheres de xarope de agave ou outro tipo de adoçante

Água gaseificada

Modo de preparo

Em uma panela grande coloque a água, o açúcar e a raiz de gengibre e leve para ferver. Assim que começar a ferver, mantenha em fogo baixo e deixe cozinhar durante uma hora. Isso irá reduzir o volume em cerca de ⅓. Desligue o fogo e deixe esfriar, adicionando o limão. Coe a mistura e guarde em um pote bem fechado na geladeira.

Quando for servir, encha metade do copo com água gaseificada e dissolva entre três e quatro colheres de sopa da mistura de gengibre. Acrescente cubos de gelo e, se quiser, rodelas de limão e hortelã.

Não hesite em brincar com os ingredientes um pouco para fazer um ginger ale que se adapte ao seu paladar. Adicione extrato de baunilha à mistura para melhorar o caráter aromático de seu refrigerante. Mais suco de limão pode garantir um sabor mais cítrico.

E aí, o que achou da receita de ginger ale? Prepare em casa e depois nos conte o resultado.