Nutrição > Receitas

Galinhada: aprenda como preparar a receita com mais sabor

Por Redação Fortíssima 07/05/2016

Tem frango na geladeira e sobrou arroz do almoço? Essa é a oportunidade de preparar uma deliciosa galinhada e ainda evitar o desperdício. Prática e fácil de fazer, essa receita leva ingredientes simples e que todo mundo gosta.

Dá para reutilizar o frango que sobrou do churrasco, os grãos que ficaram na panela após a refeição e o queijo ralado que está guardado na despensa. Ela ainda pode levar temperos mais fortes como pimentão, salsinha e alho. Deu água na boca só de pensar? Confira como preparar uma versão fácil e que fica pronta em apenas trinta minutos.

Veja 4 benefícios da galinhada

Além de ser uma receita prática e barata para cozinhar, a galinhada pode oferecer benefícios adicionais para a sua alimentação. O frango, por exemplo, tem baixos níveis de gordura saturada e é fonte de vitaminas do complexo B.

O filé do peito é rico em proteínas que garantem o fortalecimento muscular. Já o arroz integral, que pode ser usado, contém fibras que melhoram o funcionamento do sistema digestivo. O alho, por sua vez, é rico em antioxidantes que combatem doenças perigosas para a saúde.

Galinhada

Capriche na porção de queijo. Foto: iStock, getty Images

Galinhada prática

Pronto para surpreender a sua família com esse sabor e ainda oferecer nutrientes essenciais para o organismo? Anote aí os ingredientes que você precisa separar.

Ingredientes

6 unidades de coxinha da asa

300 g de peito de frango em cubos

½ cebola picada

Vinagre

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

3 dentes de alho picados

½ xícara de chá de milho verde em lata

½ xícara de chá de ervilhas de lata

⅓ de pimentão vermelho picado

1 colher de sopa de extrato de tomate

½ tablete de caldo de galinha dissolvido em ⅔ de xícara de água quente

Salsinha a gosto

4 xícaras de chá de arroz integral pronto

Salsinha a gosto

Queijo parmesão ou muçarela ralado

Modo de preparo

Coloque as coxinhas da asa e o peito de frango em uma tigela. Tempere com vinagre, sal e pimenta-do-reino. Mexa bem e deixe agir por uma hora. Esquente uma panela com uma pequena quantidade de azeite. Bote as carnes para fritar e mexa bem. Acrescente a cebola e o alho. Misture até que todos os ingredientes estejam bem douradinhos.

Adicione o pimentão, o milho e a ervilha na panela. Mexa bem. Bote o extrato de tomate e o caldo de galinha dissolvido. Misture e tampe. Aguarde por aproximadamente dez minutos. Esse é o tempo necessário para que o molho fique cremoso e as carnes perfeitamente assadas. Diminua a temperatura do fogo.

Bote as quatro xícaras de arroz integral já pronto na panela. Mexa e coloque a salsinha picada. Desligue o fogo e finalize com uma boa porção de queijo parmesão ou muçarela. Sirva ainda quente.

E aí, o que achou da galinhada? Compartilhe a receita com os seus amigos através das redes sociais!