Dieta > Nutrição

Alimentos probióticos: entenda a sua importância para a dieta

Por Redação Fortíssima 08/05/2016

Incluir alimentos probióticos na dieta diária ajuda a manter o intestino funcionando corretamente, o que traz diversos outros benefícios para a saúde. Isso porque esses micro-organismos vivos auxiliam para regular a flora intestinal.

Mas você sabe quais são os tipos de alimentos que possuem essa substância e como incluí-los no cardápio? Confira a lista que a equipe do Doutíssima separou.

Função dos alimentos probióticos

Os probióticos são micro-organismos vivos que quando ingeridos em uma concentração adequada exercem efeitos benéficos para a saúde, principalmente por conta de sua ação no balanço da flora bacteriana intestinal.

Ou seja, promove o aumento no número de bactérias benéficas para a região e diminui a quantidade dos micro-organismos patogênicos, que podem causar doenças. Além disso, também cresce capacidade de absorção de nutrientes pelo intestino, o que pode até melhorar o seu humor.

Isso ocorre porque cerca de 90% da serotonina, o chamado hormônio da felicidade, é produzido no intestino. Se ele estiver equilibrado, diversos outros problemas podem ser prevenidos – até mesmo a depressão.

Os alimentos probióticos são aqueles ricos nessas bactérias do bem, que são bastante variadas. Entre elas estão ácido-lácticas, bactérias não ácido lácticas e leveduras. As mais conhecidas são as Bifidobacterium e LactobacillusDe forma geral, as principais funções exercidas no organismo são:

  • Fazem crescer a absorção e fixação de cálcio e ferro, além de outros minerais
  • Aumentam consideravelmente o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois contribuem para a melhor produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos fundamentais ao sistemas imune e neurotransmissor
  • Fortalecem o sistema imunológico por meio da maior produção de células protetoras, reduzindo o risco de doenças infecciosas
  • Atuam também no aumento da capacidade do organismo de se desintoxicar de excessos e toxinas
  • Trazem benefícios para quem possui intolerância à lactose, pois contribuem para o aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.

Os probióticos podem ser encontrados em alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados e iogurtes, em alimentos fermentados de forma caseira, como as coalhadas, queijos, bebidas frutais e ainda na forma de pó ou cápsulas.

alimentos probióticos

Os iogurtes estão entre os principais alimentos que contêm as bactérias. Foto: iStock, Getty Images

Confira algumas opções e inclua na alimentação

Iogurte

Entre os principais alimentos probióticos estão os iogurtes, que podem ter os micro-organismos adicionados na sua composição durante o processo de fabricação.

Kefir

O kefir é um alimento em grão gelatinoso que contém vários tipos de bactérias probióticas. Quando fermentado, resulta em uma bebida com até 15 tipos diferentes de lactobacilos.

Leite fermentado

Outras opções de alimentos probióticos são os leites fermentados, que são ricos em Lactobacillus.

Chucrute

Assim como outros vegetais fermentados, a conserva de repolho é preparada com estirpes de bactérias lácticas.

Queijos

Alguns queijos também podem ter probióticos adicionados em seu processo de fabricação, como o gouda, cheddar e suíço, feitos com bactérias do ácido láctico.

Molho de soja

Por último, o molho de soja também contém probióticos na sua composição.

E aí, anotou a lista de alimentos probióticos para incluir na sua alimentação? Também compartilhe o artigo com os seus amigos!