Bem-Estar > Motivação

Cruz Vermelha: trabalho humanitário ao redor do mundo

Por Redação Fortíssima 08/05/2016

Uma das maiores organizações humanitárias do mundo, a Cruz Vermelha atua no enfrentamento de crises, desastres, conflitos e problemas sociais e de saúde. Sempre uma alternativa para prestar assistência aos que mais precisam, o trabalho da entidade é sempre reconhecido por onde passa.

O trabalho da Cruz Vermelha

Criada por uma comissão internacional como uma importante contribuição para a paz, a Cruz Vermelha já expandiu seus serviços pelo mundo inteiro. Henry Dunant foi o cidadão suíço que conduziu esse projeto em 1863.

Tudo começou depois de ele ficar extremamente comovido com os horrores da batalha de Solferino, ocorrida durante a Segunda Guerra de Independência Italiana. Impressionado com a tragédia, decidiu criar serviços de apoio para atender os feridos.

Anos depois, Dunant publicou um livro em que contava sua experiência e sugeria a criação de grupos voluntários para ajudar aqueles que foram afetados pelas guerra. Chamada de Uma lembrança de Solferino, a obra despertou interesse para a causa.

Foi nesse espírito que surgiu o Comitê Internacional para o Alívio aos Feridos, que mais tarde se tornou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). A existência de uma agência de coleta de sangue é um dos focos principais dessa entidade internacional.

As pessoas são encorajadas a apoiar a causa, doando sangue às pessoas que necessitam de uma transfusão. O volume recolhido pela entidade é suficiente para 21 mil transfusões por dia, segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

O trabalho também inclui primeiros socorros, resposta a emergências, saúde e assistência social, preparação para desastres, serviços de refugiados e auxílio na localização de famílias desaparecidas. 

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha presta apoio a quem passa pelos mais variados tipos de dificuldade. Foto: iStock, Getty Images

Um dia para promover a paz e ajuda ao próximo

A proposta de adotar e celebrar o Dia da Cruz Vermelha ocorreu em 1948. A data escolhida é uma homenagem ao aniversário de seu fundador. Trata-se de uma ocasião comemorada a nível internacional. O objetivo é exaltar o trabalho no alívio do sofrimento e a solidariedade em prestar apoio aos que mais necessitam. 

O dia é comemorado por todas as seções das organizações que buscam ajudar as pessoas, ressaltando seus princípios fundamentais. São eles a humanidade, a independência, a imparcialidade, a neutralidade, a universalidade, a voluntariedade e a unidade.

A ocasião costuma ser utilizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e seus membros para a conscientização. São organizados programas e eventos a fim de encorajar voluntários, bem como facilitar e promover suas atividades humanitárias.

Para quem deseja participar da organização, basta entrar em contato com a Cruz Vermelha Brasileira, que fica localizada na cidade do Rio de janeiro. A entidade ainda possui filiais em vários estados brasileiros, sendo uma excelente oportunidade para aqueles que querem promover boas ações.

E você, já pensou em fazer parte da Cruz Vermelha? Compartilhe o artigo e mostre para os seus amigos, quem sabe algum deles também não resolve participar.