Bem-Estar > Motivação

Você quer construir um time de alta performance?

Por Daniela Munhoz 09/05/2016

Acredito que sua resposta seja positiva a esta pergunta. Você deseja um time de alta performance, onde os objetivos são alcançados em 120%? Onde o trabalho flui de tal forma a ponto de fazer com que as pessoas se sintam completamente envolvidas com os objetivos comuns?

Se você continuou a leitura é porque provavelmente se interesse pelo assunto, sabe que os times são os maiores responsáveis pelo êxito das empresas e está curioso para saber como se faz para alcançá-lo. Vamos lá!

time-de-alta-performance-gettyimages-istock

Saiba mais sobre como construir um time de alta performance. Foto: iStock/GettyImages

O que é um time de alta performance?

Temos dois aspectos aqui, um se refere ao termo time, ou equipe. Diferentemente de um grupo, um time só é realmente um time ou equipe quando há coesão entre as pessoas que dele fazem parte. Isto é construído a partir de objetivos e propósitos comuns, mas mais do que isto, significativos a tal ponto que se mostrem relevantes para gerar ação.

Outro aspecto preponderante é a complementaridade entre seus integrantes, onde a composição variada enriquece e aprimora as habilidades de todos. Sendo assim, temos um legítimo espírito de equipe, que trabalha cocriando constantemente em busca de mais e melhores formas de atuar e obter os resultados almejados.

O segundo aspecto no tema aqui abordado é a alta performance. Mas o que é isto mesmo? É o termo usado para designar alcances extraordinários, obtidos através de um “nível elevado de desempenho, comprometimento e resultados”. Como falei no início, que faz entregas maiores que as necessárias.

Imagino que todos se interessem e concordem comigo quanto à relevância disto para as organizações, visto que a sobrevivência das mesmas não é tarefa fácil num ambiente competitivo como o que vivemos. E como lidar com este desafio? Como favorecer o alto desempenho em seu time? De forma geral diria que o principal é gerar engajamento.

E como geramos engajamento nas equipes?

O primeiro passo é avaliar sua equipe. Pergunte-se, você recontrataria todos os que dela fazem parte? Se sim, ótimo. Se a resposta for não, tome uma atitude imediatamente.
Planeje cada passo. Comece por estabelecer e compartilhar objetivos relevantes e desafiadores de forma clara. Assim, todos saberão aonde chegar e o propósito de se chegar, potencializando ações e contribuições para o alcance dos resultados. Foco é preponderante.

Estimule a participação e contribuição. Escute a todos, pois eles vivenciam diariamente e sabem os pontos fortes e fracos do dia-a-dia de trabalho. Aproveite as habilidades individuais, compondo uma equipe diversificada, onde cada um possa contribuir com aquilo que tem de melhor. Use as competências particulares para compor um todo rico e estimulante. Desenvolva habilidades e competências necessárias, mas uma por vez.

Lembre-se, o foco precisa estar presente em tudo que fizer. Comunique-se sempre de forma eficaz e escute. A comunicação clara e transparente é uma das melhores ferramentas de uma organização, portanto, estimule-a. Seja exemplo de entusiasmo e coragem.

Avalie os resultados através de acompanhamento e mensuração constante e os compartilhe. Realinhe se for necessário, dentro de uma filosofia de melhoria contínua, mas não deixe de comemorar e reconhecer o que foi alcançado. Isto gera maior motivação e engajamento, alimentando o ciclo de alta performance. Sucesso com sua equipe!

 

Daniela Munhoz, partner da SBCoaching, possui formação completa em coaching (Master, Executive, Positive e Life) pela Instituição.  Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, com reconhecimento pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), MBA em Coaching pela FAPPES (SP) e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP (RS). Trabalha há 18 anos com administração de carreira, ministrando cursos e oficinas na área voltados para a potencialização de resultados de pessoas e empresas.

 

Gostou da matéria? Não esqueça de compartilhar suas opiniões e experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!