Dica do Nutricionista > Nutrição

Entenda a diferença entre fome e vontade de comer

Por Redação Fortíssima 19/05/2016

As pessoas comem por duas razões principais: a fome e o apetite. Parece estranho? Acredite, eles não são sinônimos. Na verdade, são processos completamente distintos, razão pela qual é preciso entender a diferença entre fome e vontade de comer.

Diferença entre fome e vontade de comer existe

A fome é a necessidade de comer. Quando ela está presente, você sabe que precisa de alimentos porque o seu corpo mostra sinais, sejam aqueles barulhos no estômago ou até mesmo dores de cabeça..  

A fome não pode ser controlada, já que é instintiva. Além disso, ignorá-la pode trazer consequências graves. Esperar muito tempo para comer pode significar o risco de ter baixo açúcar no sangue, o que leva à tontura e à fadiga.

Já o apetite é a vontade de comer. Isso ocorre como um esforço coordenado entre cérebro e barriga. Quando você vê uma refeição deliciosa, a boca parece encher de saliva e quase dá para sentir o gosto e as texturas do alimento no paladar.

Mesmo o simples ato de pensar em um alimento é capaz de provocar essa mesma resposta emocional. Só que, ao contrário da fome, o apetite pode ser ignorado. Como os níveis de apetite são muito influenciadas pelo cérebro, trata-se de um comportamento aprendido e, justamente por isso, controlável.

Quando nos nutrimos de uma forma errada, é comum que as refeições ocorram mais por conta do apetite do que pela fome. Isso dificulta a presença do sentimento de saciedade, que ajuda a controlar a necessidade de comer. 

Um estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics mostra que a boa alimentação traz benefícios e ajuda o corpo a controlar aquilo que é consumido. De acordo com os resultados apurados, a ingestão de quantidades maiores de proteína, por exemplo, faz aumentar a sensação de saciedade. Quando a porção é menor, no entanto, o processo é mais lento. 

diferença entre a fome e a vontade de comer

O apetite leva você a comer em horários impróprios. Foto: iStock, Getty Images

Como driblar a vontade de comer?

Da próxima vez que cheiro ou visão de sua comida favorita estimular seu apetite, pense se é a hora certa de comer ou se está apenas desejando aquele alimento. Difícil? Então confira algumas dicas que ajudam a identificar a diferença entre fome e vontade de comer e ainda regulam sua rotina alimentar.

  • Não passe fome

Se você ficar muito tempo sem comer, pode ser mais acabar compensando na próxima refeição, tudo por conta do seu apetite e da sensação de merecimento

  • Escolha alimentos que dão mais saciedade

Alimentos integrais (uma laranja inteira), ricos em fibras (legumes e cereais integrais) e em proteínas (nozes e carnes magras) estão entre os que eliminam a sua fome de maneira mais eficiente. Aposte neles

  • Mantenha uma lista de atividades que você gosta de fazer

A cada vez que aquela gula bater mais forte, substitua um lanche calórico por algum exercício ou tarefa que dá prazer a você

  • Delicie-se com pequenas porções

Permita-se comer pequenas porções de alimentos que você ama. O segredo está no equilíbrio, em não exagerar na dose

  • Deixe seu corpo decidir se você está satisfeito

Espere 20 minutos depois de comer antes de passar para uma segunda porção. Seu corpo precisa de tempo para perceber que foi alimentado

E aí, aprendeu a identificar a diferença entre fome e vontade de comer? Deixe o seu comentário.