A autora e jornalista britânica Jojo Moyes lançou, em 2013, sua primeira obra literária. O romance, intitulado Como eu era antes de você, virou hit e já está com estreia marcada também nos cinemas. Será um longa estrelado por Emilia Clarke e Sam Claflin, que interpretam os protagonistas Louisa Clark e William Traynor.
Mas por que tanto burburinho em relação ao livro? Provavelmente pelas lições que ele proporciona. Brevemente, a história é a seguinte: aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com toda sua família e trabalha como garçonete em um café.
Já Will Traynor, aos 35, é um ex-atleta que fica preso a uma cadeira de rodas após um acidente de moto. Um encontro inesperado coloca um no caminho do outro e é capaz de transformar as vidas de ambos.
Como eu era antes de você: obra agrada as mulheres
Tudo começa a mudar na vida dos protagonistas quando o café em que Lou trabalha fecha as portas. É aí que ela se vê diante da necessidade de encontrar uma outra fonte de renda e se candidata para trabalhar na casa de um amante de esportes radicais que teve de abandonar sua paixão ao ficar tetraplégico: Will Traynor.
Por conta de seu acidente, o personagem é uma pessoa triste e cheia de dor. Mas quase que sem perceber, Lou vai devolvendo as cores para a vida de Traynor com seu jeito simples e compreensivo. A relação não é fácil no começo, mas com o passar do tempo eles redescobrem o amor na companhia um do outro.
Um romance digno de lágrimas, Como eu era antes de você está conquistando as mulheres justamente por ter uma linguagem de fácil compreensão e capaz de mostrar os sentimentos mais íntimos dos personagens em palavras. A forma como a obra é escrita permite que os leitores se identifiquem com as dores e alegrias do casal.
Devido à popularização do livro, foi feita uma adaptação ao cinema que promete arrancar lágrimas de quem será surpreendido pela história nas telonas e até daqueles que já leram a obra. Aqui no Brasil, a data de estreia está prevista para o dia 30 de junho. Já pode marcar o programa na agenda com o namorado ou as amigas.
Veja 4 aprendizados do livro
- Deixe a vida te surpreender
O amor aparece quando você menos espera. No livro, Will e Lou não estão verdadeiramente felizes com a vida que levam. Até que o encontro entre ambos muda tudo. Se você está triste por estar sozinha, lembre-se de que todo mundo tem a sua alma gêmea. Na hora e nas circunstâncias certas, a sua também aparecerá.
- Respeite as limitações dos outros
Talvez o que tenha feito a relação entre os protagonistas dar tão certo foi o fato de que ambos se respeitavam mutuamente. Lou não julgou Will por sua limitação física e o amou apesar dela. Sejam físicas ou emocionais, todos também temos limitações. Compreender a dor do outro é sinônimo de amor.
- Doe-se
No trabalho, no lar, na vida: doe-se às pessoas. Cuide das suas amizades e relacionamentos e dê o melhor de si por eles. O universo vai lhe recompensar com muito amor, mesmo diante de caminhos tortuosos.
- Persista
No começo, as barreiras emocionais de Will dificultaram seu relacionamento com Lou. Mas ela foi capaz de entender que sua amargura era, na verdade, um resultado da discriminação e da dor que ele passou. A protagonista não desistiu e, ao romper essa barreira, viu o melhor que havia nele.
Lembre-se daquela citação “me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso”. Não desista das pessoas ao menor sinal de dificuldade.
E você, já leu Como eu era antes de você? Que lições tirou da história? Opine nos comentários.