Bem-Estar > Motivação

Como eu era antes de você: lições do livro para a vida

Por Redação Fortíssima 20/05/2016

A autora e jornalista britânica Jojo Moyes lançou, em 2013, sua primeira obra literária. O romance, intitulado Como eu era antes de você, virou hit e já está com estreia marcada também nos cinemas. Será um longa estrelado por Emilia Clarke e Sam Claflin, que interpretam os protagonistas Louisa Clark e William Traynor.

Mas por que tanto burburinho em relação ao livro? Provavelmente pelas lições que ele proporciona. Brevemente, a história é a seguinte: aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com toda sua família e trabalha como garçonete em um café.

Já Will Traynor, aos 35, é um ex-atleta que fica preso a uma cadeira de rodas após um acidente de moto. Um encontro inesperado coloca um no caminho do outro e é capaz de transformar as vidas de ambos.

Como eu era antes de você

Emilia Clarke será Lou na adaptação da obra para o cinema. Foto: Instagram, Reprodução

Como eu era antes de você: obra agrada as mulheres

Tudo começa a mudar na vida dos protagonistas quando o café em que Lou trabalha fecha as portas. É aí que ela se vê diante da necessidade de encontrar uma outra fonte de renda e se candidata para trabalhar na casa de um amante de esportes radicais que teve de abandonar sua paixão ao ficar tetraplégico: Will Traynor.

Por conta de seu acidente, o personagem é uma pessoa triste e cheia de dor. Mas quase que sem perceber, Lou vai devolvendo as cores para a vida de Traynor com seu jeito simples e compreensivo. A relação não é fácil no começo, mas com o passar do tempo eles redescobrem o amor na companhia um do outro.

Um romance digno de lágrimas, Como eu era antes de você está conquistando as mulheres justamente por ter uma linguagem de fácil compreensão e capaz de mostrar os sentimentos mais íntimos dos personagens em palavras. A forma como a obra é escrita permite que os leitores se identifiquem com as dores e alegrias do casal.

Devido à popularização do livro, foi feita uma adaptação ao cinema que promete arrancar lágrimas de quem será surpreendido pela história nas telonas e até daqueles que já leram a obra. Aqui no Brasil, a data de estreia está prevista para o dia 30 de junho. Já pode marcar o programa na agenda com o namorado ou as amigas.

Veja 4 aprendizados do livro

  1. Deixe a vida te surpreender

O amor aparece quando você menos espera. No livro, Will e Lou não estão verdadeiramente felizes com a vida que levam. Até que o encontro entre ambos muda tudo. Se você está triste por estar sozinha, lembre-se de que todo mundo tem a sua alma gêmea. Na hora e nas circunstâncias certas, a sua também aparecerá.

Como eu era antes de você

Foto: iStock, Getty Images

  1. Respeite as limitações dos outros

Talvez o que tenha feito a relação entre os protagonistas dar tão certo foi o fato de que ambos se respeitavam mutuamente. Lou não julgou Will por sua limitação física e o amou apesar dela. Sejam físicas ou emocionais, todos também temos limitações. Compreender a dor do outro é sinônimo de amor.

Como eu era antes de você

Foto: iStock, Getty Images

  1. Doe-se

No trabalho, no lar, na vida: doe-se às pessoas. Cuide das suas amizades e relacionamentos e dê o melhor de si por eles. O universo vai lhe recompensar com muito amor, mesmo diante de caminhos tortuosos.

Como eu era antes de você

Foto: iStock, Getty Images

  1. Persista

No começo, as barreiras emocionais de Will dificultaram seu relacionamento com Lou. Mas ela foi capaz de entender que sua amargura era, na verdade, um resultado da discriminação e da dor que ele passou. A protagonista não desistiu e, ao romper essa barreira, viu o melhor que havia nele.

Como eu era antes de você

Foto: iStock, Getty Images

Lembre-se daquela citação “me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso”. Não desista das pessoas ao menor sinal de dificuldade.

E você, já leu Como eu era antes de você? Que lições tirou da história? Opine nos comentários.