Beleza > Maquiagem

Confira dicas sobre como lavar pincel de maquiagem

Por Redação Fortíssima 20/05/2016

Não basta apenas contar com os cosméticos certos para ter uma make digna de celebridade. Os acessórios utilizados na aplicação também fazem toda a diferença e precisam estar sempre em dia. Mas você sabe como lavar pincel de maquiagem? Quando sujos, os itens prejudicam o acabamento.

Após o uso contínuo, é perfeitamente natural que seus pinceis fiquem repletos de resíduos. Lavar os acessórios pode parecer trabalhoso, mas é uma prática necessária e que aumenta sua durabilidade. É importante também para prevenir a proliferação de bactérias.

Aprenda como lavar pincel de maquiagem

Para usufruir plenamente dos seus pinceis, a dica é fazer uma limpeza a cada 15 dias. Atualmente, já existem produtos específicos para isso. Você pode ainda alternar entre uma higienização rápida e outra mais profunda dos acessórios.

Os de blush e pó, por exemplo, não necessitam de uma purificação tão intensa, ao contrário dos utilizados para produtos líquidos, como a base, o corretivo e o delineador. Nesse casos, o ideal é contar com auxílio de um shampoo neutro. Ele promoverá uma limpeza profunda. O processo é bem simples, como você confere a seguir:

  1. Comece umedecendo as cerdas do pincel (e não o cabo) com um pouco de água morna da pia. É importante ter cuidado para não molhar a haste, pois é ali que está a cola que mantém as cerdas do acessório unidas. Um descuido, portanto, pode prejudicar a funcionalidade do item.
  1. Na sequência, faça uma concha com as mãos e coloque um pouco de shampoo neutro. Sim, aquele mesmo utilizado para lavar cabelo de bebê, que tem um aroma delicioso e não danifica os pinceis.
  1. Com o shampoo em mãos, esfregue o pincel através de movimentos para frente e para trás. Não fala círculos, apenas siga a linha vertical na sua mão. Faça isso até perceber que a sujeira já se dissolveu.
  1. Por fim, é só enxaguar. Remova o shampoo com água morna corrente. Se julgar necessário, aplique ainda um pouco de condicionador de cabelos e deixe agir por cinco minutos. É só colocar na água novamente e pronto.
Como lavar pincel de maquiagem

Pinceis podem ser lavados com shampoo neutro. Foto: iStock, Getty Images

Secagem do pincel

Os cuidados com os pinceis de maquiagem não terminam após a lavagem. É preciso ter um cuidado especial, ainda, na hora de secar o acessório. O ideal é colocar uma toalhinha sobre uma superfície e deixar o item na posição horizontal, evitando que qualquer umidade da haste prejudique as cerdas.

Também é preciso ter paciência: a secagem nem sempre é rápida. Os modelos mais densos podem demorar até um dia inteiro para ficarem completamente secos. Mas quando secarem, pode ter certeza de que a make ficará muito mais bonita.

E aí, gostou das dicas de como lavar pincel de maquiagem? Aproveite e confira mais artigos do Doutíssima que ajudam você a preparar a make perfeita.