Dica do Nutricionista > Nutrição

Cappuccino caseiro é opção para espantar o frio

Por Redação Fortíssima 24/05/2016

Quem não gosta de um café feito na hora? Um pouco da bebida bem forte, leite, creme e aquele aroma inconfundível. Alguns até colocam canela em pó para incrementar. Pode parecer complicado, mas você pode preparar um cappuccino caseiro e aproveitar o sabor sem precisar sair de casa.

Cappuccino caseiro

A receita fica cremosa e cheia de sabor. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar um cappuccino caseiro

Vamos aos ingredientes que você irá precisar para preparar o seu cappuccino caseiro? Nada muito complexo e o resultado certamente vai surpreender o seu paladar.

Ingredientes

1 xícara de chá de leite em pó instantâneo

3 colheres de sopa de café solúvel

1 colher de sopa de chocolate em pó

6 colheres de sopa de açúcar

1 colher de canela em pó

1 colher de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

Coloque os ingredientes em um recipiente com tampa, pois será necessário chacoalhar. Outra opção é bater tudo no liquidificador, para deixar a mistura mais fina. Misture bem e armazene em um pote. Vale lembrar que o bicarbonato de sódio é o responsável por deixar a bebida ainda mais cremosa.

A medida certa para preparar o cappuccino é usar duas colheres de sopa da mistura em uma xícara de chá. Acrescente água quente e mexa até dissolver o pó de cappuccino. Para dar aquele toque final, você pode usar canela em pau para mexer o seu café e adicionar sutilmente o seu sabor.

Mito ou verdade: café pode viciar?

Em 2012, um estudo realizado por uma instituição ligada à Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, comprovou que o consumo de quatro xícaras de café por dia ajuda na prevenção de doenças cardíacas, diminuindo em 11% as chances de insuficiência cardíaca.

Outro estudo, esse publicado pela Applied Physiology, Nutrition and Metabolism, mostrou que a cafeína está presente em bebidas energéticas utilizadas por atletas e que seu desempenho melhorou em 3%. 

Entretanto, muito se fala sobre o café ter propriedades químicas que podem induzir ao vício. O principal motivo seria a característica estimulante da cafeína, que induz o organismo a querer sempre uma dose a mais. 

Para entender como esse vício acontece, é necessário compreender como a cafeína circula pelo corpo. Ela age diretamente no sistema nervoso central porque pode alcançar rapidamente a corrente sanguínea. Quando atinge o córtex cerebral, consegue diminuir a sensação de fadiga e até causar certo prazer.

Mas se por um lado a bebida consegue deixar a pessoa mais disposta e atenta, por outro também pode causar problemas de saúde. Entre eles estão a dor no estômago, tremedeira, insônia e dor de cabeça.

Se você quer evitar o vício em cafeína, é importante lembrar que ela está presente em outros alimentos, como o chocolate. Ambos pode oferece benefícios à saúde, mas somente quando são consumidos de forma moderada.

E aí, o que achou da receita de capuccino caseiro? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.