Bem-Estar > Motivação > Slider Home

Transformando crise em oportunidade

Por Gisele Gengo 26/05/2016

Crescemos escutando que nos momentos de crise é que surgem as grandes oportunidades para aqueles que realmente buscam crescer e prosperar financeiramente. Agora, por que é tão difícil seguir transformando crise em oportunidade? A resposta é simples

Geralmente uma grande parte dos trabalhadores corre o risco de perder seu emprego em época de crise econômica. Com isso, sua estabilidade emocional e financeira fica à deriva. Esse medo causado pela falta de estabilidade gera paralisia de ações e a maioria das pessoas que passam a agir de forma passiva esperando por momentos melhores.

Por que é tão difícil remar contra a maré e encontrar algo que possa fazer a diferença em períodos como o que vivemos atualmente?

 

transformando crise em oportunidade

Transformando crise em oportunidade: saiba como! Foto: iStock, Getty Images

Transformando crise em oportunidade

Passei muito tempo em minha vida estudando pessoas que descobriram como driblar esses momentos e sabiamente fazer dinheiro onde a maioria das pessoas só consegue perder. E, justamente, para que você possa agir tal qual essas pessoas e consiga de uma vez por todas vencer essa e qualquer outra crise, vou contar o segredo a respeito de como usar o seu cérebro a seu favor. Dessa forma, você sempre vai conseguir agregar valor às pessoas e empresas, se tornando indispensável seja qual for o momento econômico.

•    A primeira coisa que precisamos aprender é que todo problema sempre é bem-vindo. Principalmente aqueles que muitas pessoas não conseguem resolver. Entenda uma coisa, os problemas somente existem enquanto ainda não adquirimos o conhecimento necessário para solucioná-los. Uma ótima mensagem que ouvi e ilustra perfeitamente isso, diz o seguinte: “Deus nos deu a vida e toda vez que ele deseja nos presentear, ele embrulha esse presente em um papel chamado problema.

 

Quando conseguimos abrir esse embrulho, ganhamos crescimento, amadurecimento e prosperidade.” Na vida acontece a mesma coisa, os momentos de crise são grandes presentes, àqueles que se encontram atentos para buscar o conhecimento necessário. Eles vão solucionar problemas que a maioria das pessoas ainda não conseguiu resolver, vão agregar valor a um número enorme de pessoas e se tornarão indispensáveis a elas, conquistando a prosperidade, transformando crise em oportunidade.

•    Para solucionar qualquer problema é necessário pensar de forma diferente. E para que isso aconteça, precisamos viver a “Lei da Causa e Efeito”. Agora o que de fato vem a ser isso? Todos os seres humanos, de uma forma ou de outra, buscam por felicidade e sucesso.

 

A busca da felicidade

 

Por muito tempo em minha vida, me perguntei qual a origem dessa tão procurada busca. Por outro lado, muitas pessoas colhem infelicidade e fracasso, e outra pergunta que não se cala é: qual é a origem da infelicidade e do fracasso? O que grande parte das pessoas não sabe é que a origem da felicidade e do sucesso e da infelicidade e do fracasso está no mesmo lugar. E esse lugar é o pensamento humano.

Acontece que inúmeras pessoas querem colher resultados diferentes para suas vidas, mas continuam plantando as mesmas sementes. Dessa forma a pergunta que você deve fazer é: estou contente com os resultados da minha vida? Se não estou, a próxima pergunta é: o que eu gostaria de ter no lugar? Sabendo o que você quer para sua vida, comece a agir hoje para ter o que deseja amanhã.

O problema é que as pessoas não querem pagar o preço do plantio dos novos pensamentos. O preço de sair da rotina, de acreditar que tudo pode ser melhor, de se entregar a construção da sua felicidade. A felicidade, a prosperidade e o sucesso não são pacotes prontos. É necessário construí-los dia a dia. É necessário usar o que você tem de melhor para essa construção.

É durante a construção que você realmente será feliz. Pois a cada conquista você perceberá que pode ir mais longe e que sua estrada pode ser percorrida a cada dia, por mais e mais felicidade. Quem descobre isso, percebe que felicidade e sucesso com certeza são caminhos contínuos e diários. E a pergunta passa a ser: o que não daríamos para traçar essa trajetória de alegrias e prosperidade em nossas vidas?

•    Acredite em você! Tenho certeza de que já escutaram a expressão que todos os seres humanos são filhos de Deus, certo? Dessa afirmação, surge a verdade mais poderosa do universo que é: Teu pai fez tudo isso para você! Ou seja, o mundo é seu, por isso decida usar o melhor dele! Tudo é uma questão de escolhas, de decisões pra seguir transformando crise em oportunidade.

Nós não podemos controlar tudo, invariavelmente coisas ruins podem acontecer. Podemos ficar doentes, ser assaltados, traídos. O mundo pode entrar em crise. Cabe a você escolher como irá reagir a tudo isso. Ao deixar que fatores externos determinem a sua felicidade e sucesso, você estará decidindo levar a vida de forma passiva, sem usar todos os recursos de inteligência que fizeram com que o homem evoluísse até os dias atuais.

Agora, se você assumir a responsabilidade de se tornar a pessoa que quer ser no seu futuro, tenha certeza de que você passará a contar com a ajuda dos mais diversos recursos de neuroplastia para que seu cérebro passe a atuar a seu favor, encontrando sempre oportunidades para que você se destaque e obtenha sucesso seja qual for a situação.

•    Escreva, coloque no papel seus objetivos. Descreva-os de forma detalhada. Dê uma data para realização destes objetivos. Identifique como este grande objetivo e irá agregar valor as pessoas. Qual o grande diferencial desse objetivo? Ao descrevê-lo, veja se ele respeita seus valores de vida, se ele se enquadra com seu grande propósito, com a mensagem que você quer deixar para o mundo. Se ele reflete a sua personalidade, o seu legado.

Saiba que só conseguimos engajar nossa vida em uma grande conquista quando essa conquista é construída com o que temos de melhor! Por isso, certifique-se de que para conquistar esse objetivo você poderá usar suas forças. Caso consiga, crie um plano de ação com prazo para cada etapa a ser conquistada.

•    Entre em ação! O mundo é seu, e só depende de você viver o melhor que ele tem para oferecer!

Gisele Gengo é master Coach especialista em vendas, com formação em Gestão Financeira, especializada em Gestão Tributária, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Tem 20 anos de experiência como alta executiva do setor de logística. Atualmente é partner da SBCoaching, onde desenvolveu mais de 2000 horas comprovadas em sessões de coach e vem contribuindo com a maximização de lucros e resultados de diversas empresas, assim como a potencialização de performance de líderes e times.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!