Nutrição > Receitas > Slider Home

Hora do arraial: deleciosas receitas para festa junina

Por Redação Fortíssima 29/05/2016

Quando chega a época das comemorações de São João, uma das melhores coisas é aproveitar as comidas típicas da festividade. Com referências que vêm, sobretudo, do Nordeste do país, as receitas para festa junina são compostas por pratos que costumam incluir o milho entre os seus ingredientes.

Entre as opções mais comuns estão a canjica, a pamonha, o curau, o milho cozido, a pipoca e o bolo de milho. Outros pratos típicos comuns são o arroz doce, a broa de milho, a cocada, o quentão, o pé-de-moleque, a batata-doce, o bolo de amendoim, o pinhão e a tapioca.

Receitas para festa junina

Receitas com milho e amendoim não podem faltar entre as opções. Foto: iStock, Getty Images

Receitas para festa junina

Que tal aproveitar a comemoração para fazer comidas típicas deliciosas? Confira alguns preparos diferentes de receitas para festa junina e surpreenda os seus convidados.

Petisco de tapioca

Ingredientes

250 g de queijo de coalho ralado

250 g de tapioca granulada

500 ml de leite fervendo

Sal e pimenta-do-reino preta moída a gosto

Orégano a gosto

Modo de preparo

Para começar, junte o queijo de coalho e a tapioca numa tigela. Despeje o leite fervendo, misture bem e tempere com sal, pimenta-do-reino e orégano. Deixe esfriar, transfira a mistura para um refratário e cubra com filme plástico, apertando bem. Leve à geladeira por aproximadamente três horas.

Após, corte em cubos e frite em óleo quente ou, se preferir, grelhe de todos os lados, em uma frigideira antiaderente.

Pamonha assada

Ingredientes

3 latas de milho em conserva

200 ml de leite de coco

1 xícara de chá de leite

1 ½ xícara de chá de açúcar

4 ovos

2 colheres de sopa de margarina

1 pitada de sal

Modo de preparo

Para fazer essa que é uma das receitas para festa junina mais comuns, basta escorrer o milho e bater no liquidificador com leite de coco, leite, açúcar, ovos, margarina e sal. Coloque em uma assadeira untada com margarina e asse no forno preaquecido a 180º durante uma hora ou até dourar.

Muffins de amendoim

Ingredientes

½ xícara de chá de açúcar

5 colheres de sopa de creme vegetal

1 ovo

½ xícara de chá de leite

1 xícara de chá de amendoim sem sal, torrado e triturado

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

Creme vegetal e farinha de trigo para untar

Modo de preparo

Unte e enfarinhe 12 formas para empada e reserve. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Em uma tigela, misture o açúcar, o creme vegetal e o ovo até obter um creme homogêneo. Adicione o leite, o amendoim e a farinha e misture até que a massa fique pastosa. Junte o fermento e misture delicadamente.

Coloque porções de massa nas formas, deixando espaço para que ela cresça. Coloque as formas dentro de uma assadeira e leve-as ao forno por 15 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Desenforme os muffins enquanto ainda estiverem mornos.

Cocada de forno

Ingredientes

1 coco ralado fresco

3 xícaras de chá de açúcar cristal

1 colher de sopa de manteiga

3 ovos batidos

Modo de preparo

Preaqueça o forno em temperatura média. Numa tigela, misture todos os ingredientes até conseguir uma massa homogênea. Transfira a mistura para um refratário e leve ao forno por 20 minutos. Se quiser, sirva quente com uma bola de sorvete de creme.

E aí, o que achou das receitas para festa junina? Ficou com água na boca? Compartilhe o artigo com os seus amigos e comece a organizar o arraial.