Bem-Estar > Dia a Dia

Sonhar com cobra: muito além do misticismo popular

Por Redação Fortíssima 30/05/2016

O que significa sonhar com cobra? Para a astrologia, que estuda também os sonhos como parte da mente humana e das vivências simbólicas, o processo está relacionado as características naturais do animal, visto como peçonhento. Mas esse não é o único significado possível, tudo pode mudar de acordo com o contexto.

Sonhar com cobra: significados diversos

Antes de associar o fato de sonhar com cobra a traição no seu relacionamento, como sugere o misticismo popular, primeiro é necessário recordar em que local estava a cobra no seu sonho e o contexto em que tudo aconteceu.

De acordo com especificações da astrologia, se a cobra estiver na sua cama, você pode estar se relacionando com uma pessoa infiel. Mas antes de tomar qualquer atitude precipitada, é recomendado que converse com seu parceiro e fale sobre suas inseguranças. Talvez o sonho também indique algo que você teme e não acontece.

Vale lembrar ainda que existem outras possíveis interpretações. Sofrer perseguição ou matar o animal, por exemplo, é entendido como uma conquista difícil na sua vida. A cor do bicho também deve ser levada em consideração ao analisar o sonho, pois pode sugerir outros significados.

Se as cobras forem de colorações que variam do preto ao amarela, fique atenta: elas representam perigo e falsidade nas relações. Para algumas pessoas, pode ser mais difícil identificar as cores. Segundo um estudo, realizado pela Universidade de Dundee, do Reino Unido, televisores em preto e branco fazem com que as pessoas tenham sonhos em escala de cinza, por exemplo.

Mas as variações de significados de sonhar com cobra não param por aí. Quando elas são grandes, por exemplo, a interpretação mais comum é que você está cercado por amigos confiáveis.

Por outro lado, se o animal aparecer enrolado em seu corpo, especialmente no pescoço, pode ser um indicativo de que você precisa se libertar e viver mais intensamente, a partir dos seus próprios desejos.

Sonhar com cobra

Sonhar com cobra pode ter significados diversos. Foto: iStock, Getty Images

Por que algumas pessoas lembram e outras não?

Publicado no Neuropsychopharmacology, um estudo realizado por cientistas do Centro de Pesquisas em Neurociência de Lyon, na França, mostra que pessoas que despertam mais durante a noite tendem a lembrar mais de seus sonhos. Isso acontece porque elas são mais sensíveis a estímulo externos, como o som e a luz.

Ou seja, para uma pessoa lembrar de um sonho é necessário que ela acorde. É preciso despertar para formar memória sobre o que se sonhou, mas esse processo não garante que tudo seja recordado. Isso acontece porque, ao despertarmos, estamos sujeitos à censura do aparelho psíquico.

E você, já sonhou com cobra alguma vez? Como era a situação? Conte para a gente nos comentários.