Amor e Sexo > Relacionamento

Dia dos Namorados: namoro pela web dá certo?

Por Redação Fortíssima 01/06/2016

Fazer um namoro pela web dar certo não parece uma tarefa fácil. Com desafios diários como a falta de contato físico e o ciúmes, conseguir ter um relacionamento saudável pela internet exige cuidados.

Mais do que tudo, confiança no outro é fundamental. Com o Dia dos Namorados chegando, até mesmo pela internet é possível comemorar e surpreender a pessoa amada, basta usar a criatividade.

É possível manter um namoro pela web?

O avanço tecnológico e o acesso à internet cada vez mais facilitado tornaram o namoro pela web algo frequente. A psicoterapeuta Maura de Albanesi aponta que esse tipo de relacionamento também se tornou um aliado daqueles que que têm dificuldade de encontrar alguém ou até mesmo para os casais que moram em cidades, estados ou países diferentes.

E apesar das dificuldades, Maura entende é possível sim manter um relacionamento saudável e duradouro pela internet. “Isso porque, querendo ou não, quando você está falando com alguém na web, você se solta mais e consegue até ser mais sincero, se houver, claro, a confiança entre os envolvidos. Então, cria-se um vínculo bacana”, comenta.

Quanto aos desafios de uma relação em que a distância impera, a psicoterapeuta destaca a sensação de estranheza e até mesmo o receio que podem surgir quando o casal se encontra. “Depois de tantas conversas pela web, quando as pessoas se encontram pessoalmente, é normal ocorrer um estranhamento e até uma certa timidezl”, explica.

Mas isso deve ser usado à favor da relação, estimulando a curiosidade e a descoberta do outro, que antes interagia apenas através da tela. É preciso aproveitar e desenvolver os outros sentidos que o contato físico ativa, percebendo aquilo que não havia notado na outra pessoa enquanto falavam pela internet.  

Namoro pela web

É preciso usar a criatividade para manter a relação saudável e renovada. Foto: iStock, Getty Images

Como superar os desafios

Para lidar com as dificuldades do namoro pela web, especialmente em épocas como o Dia dos Namorados, é preciso aprender a aproveitar as outras formas de contato. “A internet viabiliza o contato e proximidade. É claro que existe a saudade do contato físico, mas ela também pode trazer um momento gostoso para reviver os momentos especiais”, esclarece Maura.  

Em relação ao ciúmes, que segundo a psicoterapeuta é intensificado pela distância, é preciso ficar atento para que isso não acabe desgastando o relacionamento. Vale encontrar formas de adaptar o contato de uma maneira que gere confiança e fortaleça a relação.

Algumas dicas para isso e que também ajudam a não deixar o namoro pela web esfriar são, por exemplo, falar por vídeo algumas vezes por semana, contar como foi o dia e até mesmo mandar mensagens mais quentes. “A pessoa deve ser altamente criativa. É bom propor a curiosidade e trazer novidade”, finaliza Maura.  

E você, já teve um namoro pela web? Conte sua experiência nos comentários!