Nutrição > Receitas

Hot dog de forno é o lanche certo para matar sua fome

Por Redação Fortíssima 01/06/2016

O hot dog de forno promete acabar com o seu desejo por um lanche gostoso. A massa de pão caseiro e o molho de salsicha temperado é a combinação perfeita para um final de semana em família. A seguir, veja como fazer uma versão prática e que pode levar ingredientes recomendados por sua nutricionista.

Hot dog de forno

A receita de hot dog de forno pode ser preparada com farinha integral ou livre de glúten.

Hot dog de forno é saudável?

Apesar de ser muito gostoso, o hot dog de forno não é lanche liberado na rotina de crianças e adultos. O embutido presente nessa receita leva altas quantidades de sódio, gorduras, corantes e conservantes que aumentam os riscos do desenvolvimento de cânceres, problemas de coração e alergias.

Invista em porções pequenas para evitar riscos à saúde. Duas refeições por semana podem levar os embutidos. Tente escolher as versões mais saudáveis e livres de gordura. O hot dog de forno ainda pode ser transformado em versão integral.

Receita de hot dog de forno

A seguir, veja como preparar um hot dog de forno que promete deixar os seus lanches mais gostosos e práticos. Anote aí tudo o que você vai precisar e o modo de preparo da receita.

Ingredientes da massa

3 tabletes de fermento biológico

1 xícara de chá de leite integral morno

½ xícara de chá de manteiga derretida

2 colheres de sopa de açúcar

2 ovos

½ colher de chá de sal

4 xícaras de chá de farinha de trigo

Ingredientes do recheio

1 colher de sopa de óleo

1 cebola picada

5 tomates maduros picados

300 g salsicha em rodelas

1 colher de chá de sal

Ingredientes para a montagem

1 xícara e ½ de chá de queijo muçarela ralado

1 gema

Modo de preparo da massa

Junte o fermento, o leite, a manteiga, o açúcar, os ovos e o sal em uma tigela. Mexa até que todos os ingredientes estejam perfeitamente mesclados. Adicione a farinha de trigo aos poucos. Misture suavemente até que vire uma massa que solte das mãos. Cubra com um pano de prato e deixe descansar até dobrar de tamanho.

Modo de preparo do recheio

Esquente uma frigideira com o óleo. Coloque a cebola e deixe dourar bem. Acrescente os tomates, a salsicha picada, ½ xícara de água e o sal. Mexa e deixe cozinhar até que vire um molho cremoso. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Montagem

Divida a massa em duas porções e abra com um rolo. Coloque uma das metades no fundo de uma forma untada. Despeje o recheio e polvilhe o queijo muçarela. Cubra com o outro pedaço de massa e pincele a gema que foi separada.

Leve para assar em forno preaquecido em temperatura média por 30 minutos. Retire o hot dog de forno assim que estiver levemente dourado. Aguarde esfriar e desenforme com muito cuidado. Corte em pedaços retangulares e sirva ainda morno.

E aí, o que achou da receita de hot dog de forno? Compartilhe com os seus amigos e reúna a galera para aproveitar!